...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

ATLETA DE TAEKWONDO CONQUISTA VAGA PARA REPRESENTAR O BRASIL NO PRÓXIMO CAMPEONATO MUNDIAL

Nesse fim de semana, a atleta Bruna Rayany Dantas da Silva, do Complexo Cultural de Natal, administrado pela UERN, na Zona Norte, conquistou vaga na Confederação Brasileira de Taekwondo, para representar o Brasil em competições internacionais durante este ano, integrando a delegação nacional.

Faixa preta aos 16 anos idade, graças à vaga que conquistou em Aracajú/SE, onde disputou as seletivas durante esse final de semana, Bruna vai participar do próximo mundial de Taekwondo, em setembro, no Egito, em sua categoria (acima de 68kg).

No entanto, o próximo desafio da atleta será o Campeonato Brasileiro, em Goiás, no mês de junho, onde vai representa o RN.

Até o Mundial, Bruna será acompanhada por seu técnico local, no CCN/UERN, onde pratica o Taekwondo, sob as orientações do professor Clayton Fidelis. Às vésperas do mundial, ela deverá participar de treinamentos com o técnico da Confederação Brasileira de Taekwondo.

Bruna Rayany treina desde seus 11 anos. “Ingressei no Taekwondo a convite de uma prima. Incialmente, gostei da perda de peso que tive e depois me interessei por identificar no esporte uma forma de defesa pessoal”, conta, ressaltando que nunca precisou usar seus golpes fora dos treinamentos e competições.

Em quatro anos de treinamento, Bruna estima que já disputou cerca de 50 campeonatos, entre estaduais, regionais e nacionais, e cita entre seus melhores resultados o 1° lugar nos Campeonatos Estadual e Regional Norte/Nordeste de 2011, e duas vezes o 3° lugar na Copa do Brasil em 2010 e 2011, representando o RN.

“Acredito que, em Natal, não existe um lugar com melhor estrutura para a prática do Taekwondo do que a oferecida pelo Complexo Cultural de Natal, onde as aulas são gratuitas para crianças, jovens, adultos e até idosos. Graças a isso, meu desempenho evoluiu muito”, diz a atleta Bruna Rayany.

O Taekwondo é uma arte marcial que originou um esporte de combate, que integra o programa olímpico desde os Jogos do ano 2000. Consiste em uma técnica de combate sem armas, para defesa pessoal, envolvendo o emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés. Basicamente, é um esporte de 30% socos e 70% chutes. “O Taekwondo é uma excelente atividade física para aliviar o estresse e para o condicionamento físico e cardiorrespiratório. Aqui no Complexo Cultural de Natal, temos pessoas de todas as idades treinando. Em uma de nossas turmas, dou aula a uma senhora e seus três filhos, que praticam o esporte juntos”, conta o professor Cleyton Fidelis.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support