Texto: Vitória Araújo – Estagiária de Jornalismo
Com o objetivo de garantir a participação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) no Selo ODS Educação 2024, a Assessoria de Governança e Transparência orienta a comunidade acadêmica sobre os prazos e procedimentos para o cadastramento de propostas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os responsáveis por iniciativas devem enviar os dados (nome, e-mail institucional e número de whatsapp) para a Assessora de Governança e Transparência, a Prof. Me. Jéssica Figueiredo, no e-mail ods@uern.br, que ficará encarregada de cadastrar o coordenador na plataforma do Selo ODS. Este é o primeiro passo para garantir a elegibilidade da proposta. Após essa etapa o acesso na plataforma será liberado.
Após a aprovação, a iniciativa deverá ser cadastrada diretamente na plataforma. “Este cadastramento inclui a descrição detalhada do projeto e como ele se alinha aos ODS”, explica Jéssica Figueiredo. Após o envio, o projeto será submetido à análise do Assessor do Selo ODS.
Em seguida, após a validação inicial pelo Assessor do Selo, o projeto retornará ao coordenador para a inserção do relatório final, documentando os resultados alcançados. Este relatório é essencial para a conclusão do processo de certificação.
Jéssica Figueiredo informa que propostas que foram enviadas no ano passado, mas se ainda estiverem sendo executadas com novos resultados, podem ser submetidas novamente.
O prazo para a submissão de novos projetos na plataforma é até o dia 15 de outubro, já para gerar o protocolo final para avaliação será até o dia 30 de outubro. “Ressaltamos que o cumprimento dos prazos é fundamental para a validação e certificação das iniciativas pela equipe do Selo ODS”, destaca a professora.