Assessoria de Avaliação Institucional lança campanha para promover o Portal do Egresso

A Assessoria de Avaliação Institucional da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (AAI/Uern), em parceria com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), lançou uma campanha para promover o Portal do Egresso. O intuito é reforçar a importância da participação dos ex-alunos nos processos avaliativos da Universidade.

Conforme o Assessor de Avaliação Institucional e presidente da CPA, prof. Dr. Wendson Medeiros, a avaliação e acompanhamento dos egressos são essenciais para aprimorar a qualidade acadêmica, ajustar os cursos às demandas da sociedade e do mundo do trabalho.

“Além de promover um senso de pertencimento, esses dados ajudam na autoavaliação institucional e na avaliação externa, contribuindo para o crescimento e reconhecimento da instituição perante órgãos reguladores e a sociedade”, observa Wendson Medeiros.

A campanha tem como objetivo fomentar a participação dos egressos através do preenchimento do formulário de avaliação disponível no novo Portal do Egresso. Esse formulário, recentemente atualizado pela CPA, permite que os egressos compartilhem suas experiências e percepções sobre o curso e a instituição, gerando dados valiosos para o aprimoramento contínuo da qualidade acadêmica.

Vale ressaltar que, na Uern, a participação no processo de avaliação dos egressos é voluntária. “Por isso, é fundamental promover uma ampla divulgação da campanha e sensibilizar os egressos para que se envolvam ativamente no processo, compreendendo a importância de sua participação para o fortalecimento da universidade e dos vínculos com a comunidade acadêmica”, argumenta. Dentro desse processo, a participação dos departamentos acadêmicos é fundamental para incentivar a participação dos egressos na avaliação, ajudando a fortalecer o vínculo dos ex-alunos com a Uern.

A reitora da Uern, a Profª Drª. Cicília Maia, ressaltou a importância da iniciativa. “A Uern já formou mais de 56 mil profissionais que hoje atuam nas mais diversas áreas da sociedade. Queremos ouvir nossos egressos, saber como a Uern impactou suas vidas e como podemos continuar a contribuir para o crescimento de nossa sociedade e para o desenvolvimento do nosso estado e do país. A participação dos egressos nessa campanha nos ajuda a fortalecer ainda mais a Universidade e a melhorar nossos cursos.”

PORTAL DO EGRESSO

O Portal do Egresso é uma plataforma essencial para fortalecer o vínculo entre a instituição e seus ex-alunos. Através do Portal, o egresso poderá responder o formulário de acompanhamento, compartilhar depoimentos, avaliar o curso em que se formou, solicitar documentos e acompanhar oportunidades como oferta de programas de formação continuada, incluindo especialização, mestrado e doutorado.

Além de ser um espaço de interação, o portal desempenha um papel estratégico na avaliação institucional dos cursos, permitindo que a Uern obtenha dados valiosos sobre a formação oferecida e o impacto na vida profissional dos egressos.

Wendson Medeiros destacou que o portal passou por uma modernização visual, tornando-se mais atrativo e interativo. “Estamos muito satisfeitos com o novo layout e funcionalidades que o Portal do Egresso oferece atualmente. Porém, o mais importante é que o portal será continuamente atualizado com base na participação ativa dos egressos, mantendo-se dinâmico e funcional. Convidamos todos a colaborar, preenchendo o formulário disponível e contribuindo para o crescimento contínuo da Uern. A sua participação é essencial para que possamos melhorar cada vez mais nossos cursos e nossa atuação como universidade”, finaliza.