Assembleia Universitária: Reitora destaca avanços e anuncia aumento no valor das bolsas para os estudantes

Em seu discurso na Assembleia Universitária de aniversário de 55 anos da Uern, a reitora Cicília Maia destacou que em mais de meio século a Uern tem oportunizado ao acesso ao ensino superior, transformando a vida de milhares de pessoas. A Uern é patrimônio do povo potiguar.

“A Uern é da idosa que aprendeu a ler através de um projeto extensão. É daquele que se decida à pesquisa. É do filho de agricultores que teve a oportunidade de cursar o Ensino Superior. É das pessoas que tiveram acesso à Universidade através das cotas sociais e cotas para pessoas com deficiência. A Uern é de todos que passaram por ela e que hoje carregam o selo Uern. Ela é de todos nós”, declarou a reitora.

Cicília Maia destacou que a Uern abre as portas do ensino superior para todos. “Hoje mais de 80% dos nossos estudantes são oriundos de escola pública. Mais do que oportunizar o acesso, precisamos oferecer meios para garantir a permanência desses estudantes”, informou. Aproveitando o ensejo, ela anunciou o reajuste das bolsas de permanência e extensão. A partir de janeiro, as bolsas terão os valores de até R$ 700. “É um investimento em benefício aos nossos estudantes. Para muitos dos nossos discentes, essa bolsa é a única fonte de renda, é a forma que eles têm condições para permanecerem na Universidade”, frisa.

A reitora ressalta que muitas dessas conquistas foram possíveis através da autonomia financeira. “A autonomia chegou no momento certo e tem nos possibilitado avançar cada vez mais”, declara. Ela ressalta o orgulho de estar à frente da Instituição nesse importante momento em que a Universidade celebra tantas conquistas.

“A Uern é um patrimônio vivo do povo potiguar. Nossa missão transcende a barreira física. Neste ano, alcançamos a marca de 56 mil diplomas. Cada um desses diplomas marca uma história de superação e de transformação”, afirma Cicília Maia. E complementa: “A Uern também é sua. Parabéns a nossa Universidade por seus 55 anos de compromisso à educação e à transformação de vidas”, finaliza.

Confira na íntegra o discurso da reitora neste link.