Assembleia Universitária homenageia personalidades com relevantes serviços para educação

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à educação, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) entregou títulos honoríficos a personalidades durante a Assembleia Universitária, que marca a comemoração do aniversário de 54 anos da Instituição. A solenidade ocorreu no Teatro Lauro Monte Filho.

Foram agraciados a professora Maria Zelma de Araújo Madeira, que recebeu o título de Doutor Honoris Causa; a professora Benômia Maria Rebouças (in memoriam), com o título de Professor Honoris Causa; a professora Maria do Socorro da Silva Batista, com o título de Professor Emérito; e o técnico de nível superior Francisco Vicente Rodrigues, com o Diploma de Mérito Administrativo.

A professora Maria Zelma de Araújo, que falou em nome dos homenageados, externou o orgulho e alegria de receber a honraria. “Esse título impacta diretamente em minha vida. Nessa celebração, estamos recebendo título de honra, em reconhecimento ao nosso trabalho realizado, um reconhecimento a nossas trajetórias”, declarou.

Maria Zelma lembrou da sua trajetória de luta, como mulher negra, na promoção da diversidade e igualdade racial, sobretudo na defesa do acesso ao ensino superior às classes historicamente vítimas de racismo estrutural e discriminação racial.

“A maioria das mulheres negras é vista pela sociedade como destinada ao trabalho doméstico. Essa imagem negativa da mulher negra, da pessoa negra, precisa ser mudada, com ações inclusivas, com o acesso ao conhecimento, pesquisas e ações de extensão. Como docente, nossa luta vai além dos muros das Universidades. Me honra nesta tarde estar recebendo esse título. Esse título não é só meu, é de todas as mulheres negras”, disse.

Ela destacou ainda a felicidade de ter participado junto com a Uern no debate para a implantação da política de cotas étnicos-raciais na Universidade. “A implementação das cotas é importante para a diversidade e a inclusão racial. Minha trajetória mudou com o ensino superior. E é oportunizando o acesso à Universidade, que vamos contribuir com políticas de defesa à diversidade e inclusão”, finalizou.

HOMENAGEADOS

As personalidades homenageadas durante a Assembleia Universitária foram escolhidas pelo Conselho Universitário, como forma de prestar reconhecimento aos importantes serviços desenvolvidos em prol da Universidade.

Socorro Batista, que recebeu o título de Professor Emérito, é professora aposentada pela Uern e professora em atividade do Campus Angicos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Na qualidade de secretária adjunta do GAC, a professora desempenhou importante papel de apoio às pautas da Uern, sobretudo na aprovação de pautas históricas, como a autonomia financeira da Universidade. Para ela, é uma alegria muito grande receber essa honraria. “Me sinto honrada em receber essa homenagem nessa data tão especial”

O título de Professor Honoris Causa foi concedido à professora Benômia Maria Rebouças (in memoriam). A mãe da homenageada, Maria Dionides Rebouças, recebeu a honraria. Benômia Maria Rebouças foi ativista do Movimento de Luta das Pessoas com Deficiência, presidiu o Fórum de Mulheres com Deficiência em Mossoró e região, constituindo-se como uma forte voz em defesa da garantia dos direitos da pessoa com deficiência e da acessibilidade em todos os espaços.

Já Francisco Vicente Rodrigues, que recebeu o Diploma de Mérito Administrativo, tem quase 41 anos de contribuição à Universidade como técnico-administrativo de nível superior. Já atuou no Consuni, no Conselho Diretor, foi o primeiro técnico com assento no Conselho Curador. “É uma honra muito grande. E mais ainda em saber que meu saudoso pai também recebeu essa comenda. É uma alegria. Eu amo essa Universidade”, frisa.

Assista ao evento AQUI.