Assembleia Universitária celebra aniversário de 55 anos da Uern

Em um momento de festa e celebração, foi realizada na tarde desta quinta-feira, 28, a Assembleia Universitária, o ponto ápice da programação comemorativa dos 55 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A solenidade ocorreu no Teatro Dix-huit Rosado.

Representantes da comunidade acadêmica e da sociedade em geral foram recepcionados com a apresentação da Orquestra Filarmônica Pauferrense Antônio de Holanda Cavalcanti, da cidade de Pau dos Ferros, que tem como Maestro o professor Leandro Fernandes Oliveira. A apresentação envolveu todo o público da Assembleia Universitária com um eclético repertório.

Vinculada à Sociedade Filarmônica Pauferrense (SFP), a Orquestra apresentou obras de Luiz Gonzaga, Francesco Sartori, Pérez Prado, Chuck Rio, Kansas, Europe e Odair José. Haverá ainda solos de Kelvy Guilherme (por trompete) e Moisés Fernandes (por voz). Participam cerca de 40 pessoas, entre músicos, musicistas e artistas, que foram aplaudidos de pé pelo público presente.

Logo após, a atriz Tony Silva, uma das homenageadas da Assembleia Universitária, interpretou de forma singular o hino nacional brasileiro, marcando o início oficial da cerimônia de aniversário da Uern. Em seguida, foi lançada a versão virtual da revista comemorativa dos 55 anos da Instituição.

A celebração contou ainda com a apresentação do vídeo institucional “A Uern também é sua”, que mostrou um pouco do que é a Uern e do seu poder transformador na vida de milhares de pessoas. Durante a solenidade, foi assinado o documento do Conselho Estadual de Educação que homologa o recredenciamento institucional da Uern.  O documento é válido por oito anos.

A Uern também prestou homenagens a personalidades com relevantes serviços prestados à Universidade e à Educação, com a concessão de títulos honoríficos e a entrega da Medalha da Abolição, concedida pela Uern e Prefeitura de Mossoró.

As medalhas foram entregues a professora Nevinha Gurgel, reitora da Uern entre 1993 e 1997; professor Felipe Caetano (in memoriam), pró-reitor de extensão em três gestões e idealizador do Festuern; e a empresária Zilene Medeiros, diretora geral da TCM Telecom.

Já os títulos honoríficos foram entregues às seguintes personalidades: título de Doutor Honoris Causa concedido à Helena Bonciani Nader; Diploma de Mérito Administrativo entregue à servidora Sara Cristina do Couto Silva, que atua na Faculdade de Educação (FE); Título de Professor Emérito para a professora Maria Vera Lúcia Fernandes Lopes, pesquisadora, com importantes trabalhos na área de educação inclusiva; e o título de Professor Honoris Causa foi concedido à atriz e professora Antônia Lúcia da Silva (Tony Silva), que tem forte atuação no cenário artístico-cultural de Mossoró.

A Assembleia Universitária marca as comemorações do aniversário da Uern. Em mais de meio século de história, a Uern tem desempenhado papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico do RN e se consolidado como espaço de transformação social.

Autoridades prestigiam assembleia universitária

Representantes dos poderes Executivo e Legislativo Estadual e Municipal, órgãos, entidades e instituições de Mossoró prestigiaram a celebração dos 55 anos da Uern. Na fala de todas as autoridades que estiveram no Teatro Dix-huit Rosado, o ponto em comum foi o relevante papel que a Uern desempenha para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte.

A governadora Fátima Bezerra destacou que este um momento muito importante para a Universidade. “Estamos celebrando 55 anos da Uern em meio a muitas conquistas, como o fim da lista tríplice, a sua autonomia plena, o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração. E temos certeza que vamos celebrar outras novas conquistas. Vida longa à Uern”, declarou.

O prefeito Allyson Bezerra também enfatizou a importância da Universidade. “Temos em nossa gestão, vários professores e técnicos-administrativos da Uern, que contribuem com toda a sua capacidade técnica”, declara. Ele ressaltou ainda a parceria que a Uern na execução de diversas ação, como por exemplo o Programa Jovens do Futuro. “Só temos a parabenizar a Uern, por tudo que ela é e tudo que ela representa”, frisa.

Para a deputada estadual Isolda Dantas, a Uern é uma das mais importantes instituições do Estado. “A Uern é uma máquina realização de sonhos e transformação de vidas. Transformou a minha vida e vem transformando a vida de milhares de pessoas, principalmente da classe trabalhadora. Mais de 80% dos estudantes da Uern são oriundos de escola pública. Isso reforça a importância da Instituição para o Estado”, declara.

O presidente da Câmara Municipal de Mossoró (CMM), o vereador Laurence Amorim, ressaltou que a Uern é uma importante parceira para o desenvolvimento da região. “Sempre apoiamos as lutas da Uern por entender que o fortalecimento da Universidade é de suma importância para o Estado”.

De acordo com o diretor da Faculdade Católica de Mossoró, Padre Charles, celebrar a Uern é celebrar umas das mais importantes instituições do Estado. “A Uern promove uma verdadeira transformação através da educação. E somente através da educação é que temos a inclusão verdadeira e a oportunidade de um futuro melhor”, frisa.

Fotos: Bruno Soares/Uern