...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Apresentações culturais, homenagens e emoção marcam lançamento da Feira do Livro de Mossoró

Apresentações culturais, homenagens e emoção marcaram a cerimônia de lançamento da Feira do Livro de Mossoró. O evento ocorreu na noite desta quarta-feira, 9, no pátio da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em Mossoró.

Na ocasião, foi prestada uma homenagem aos 75 anos do poeta Antônio Francisco, patrono da Feira do Livro, Doutor Honoris Causa da Uern, em 2006. “É uma alegria muito grande estar recebendo essa homenagem. Agradeço a todos pelo carinho”, afirmou o poeta.

Outro ponto emocionante da solenidade foi o depoimento do jornalista Danilo Queiroz, que através de seu exemplo de vida demonstrou o poder transformador da Feira do Livro.

“Foi na Feira do Livro de Mossoró que, ainda criança, tive meu primeiro contato com a literatura e despertou o meu desejo de ser escritor. Anos depois, o amor pelos livros só aumentou, consegui me formar em Jornalismo, pela Uern, e em 2019 lancei meu primeiro livro também na Feira do Livro de Mossoró. Os expositores, os organizadores não têm a dimensão do poder transformador que a Feira do Livro. Eu sou um exemplo dessa transformação. O livro me fez o que sou hoje”, declara.

O organizador da Feira, o jornalista Rilder Medeiros, ressalta que a história de Danilo ilustra tantas outras vidas transformadas pela Feira e demonstra a relevância do evento para a divulgação da cultura e formação de novos leitores.

O secretário Municipal de Educação, Marcos Oliveira, que representou o prefeito Allyson Bezerra, destacou que todas as 95 escolas da rede municipal estão presentes na Feira do Livro. “É muito importante essa interação física com os livros”, frisa. A secretária Estadual de Educação, Socorro Batista, representando a governadora Fátima Bezerra, confirmou a presença de 245 escolas da rede estadual no evento.

Socorro Batista acrescentou ainda que o Governo do Estado se faz presente na Feira do Livro com o programa RN Literário, através de Cheque Livro. “Neste ano, o Governo vai destinar R$ 511 mil para a aquisição de livros, 20% a mais do que o ano passado”, afirma. Ela destaca ainda que 40% dos valores dos recursos devem ser utilizados para a aquisição de livros de autores potiguares.

A reitoria Cicília Maia externa que é uma grande satisfação sediar por mais um ano a Feira do Livro de Mossoró nas instalações da Uern. “A Feira do Livro é um evento consolidado, que exalta a educação, cultura, literatura e o prazer da leitura. É muito importante essa parceria”, declara. Ela ainda prestou uma homenagem a Padre Sátiro Cavalcanti Dantas. “Ele sempre foi um grande entusiasta da Feira do Livro, era o primeiro a chegar. Esse ano, pela primeira vez ele não está mais entre nós. Dedicamos toda essa programação a ele”, afirma.

Iniciada em 2005, a Feira do Livro de Mossoró foi criada com o objetivo de democratizar o acesso à leitura e à produção literária, além de valorizar autores locais e nacionais. Ao longo dos anos, o evento cresceu em tamanho e importância, atraindo um público diverso, incluindo estudantes, educadores, escritores e leitores de todas as idades. Há três anos, a Feira vem sendo realizada na Uern.

Desde sua criação, a Feira do Livro de Mossoró tem sido um espaço de encontro e reflexão sobre a importância da literatura e da educação na transformação social. Com uma programação que inclui palestras, lançamentos de livros, oficinas e atividades interativas, o evento se tornou uma referência cultural na região, promovendo o diálogo entre autores e leitores e fomentando o desenvolvimento da cultura potiguar.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support