Após destaque em projeto de extensão, alunos de Apodi levam projeto de Ciências para a FEBRACE

Através do projeto de extensão “III Feira de Ciências do Oeste Potiguar”, a equipe do projeto de ciências “Uso da casca de castanha como fonte de energia para indústria de cerâmicas no município de Apodi-RN” da Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana, localizada na zona rural do município de Apodi-RN, participará da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE) que acontece em São Paulo de 18 a 20 de março.

O projeto de iniciação científica da escola de Apodi credenciou-se para participação na FEBRACE por ter obtido o primeiro lugar na edição da III Feira de Ciências do Oeste Potiguar. O projeto vencedor da feira é de autoria das alunas Elizabete Cristina Pinheiro da Costa, Juciele Vanessa da Costa Oliveira e Marina Raicy Paiva da Costa, sob orientação da professora Joelina Adriana da Silva Góis.

Além de toda a equipe da escola ganhadora, também integram a comitiva a professora Simone Cabral (Coordenadora da III Feira de Ciências do Oeste Potiguar) e mais dois técnicos da 13ª DIRED. Todas as despesas com hospedagens e passagens serão pagas pelo projeto de extensão.

A III Feira de Ciências do Oeste Potiguar é financiada pelo CNPq e realizada pelo Departamento de Educação, do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM/UERN) em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e 13ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Esportes (DIRED), que tem como objetivo desenvolver a criatividade e o espírito de cientista do aluno da educação básica nas mais diferentes áreas do conhecimento, por meio da realização de feiras de ciência. Os ganhadores da feira são contemplados com bolsas de Iniciação Científica/CNPq e vaga para participar da FEBRACE.

“Essas atividades de investigação científica aproximam a Universidade da educação básica, proporcionando a professores e alunos a vivência de atividades científicas com aplicação do método científico, contribuindo para a ressignificação de saberes e fazeres pedagógicos”, afirma a professora Simone Cabral, ressaltando que “[…] a participação na FEBRACE é uma experiência única para revelação de novos talentos e geração de oportunidades de aprendizagem para essas futuras universitárias”, finalizou Simone Cabral.

Sobre a FEBRACE
A FEBRACE é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na USP uma grande mostra de projetos com estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico. Escolas públicas e particulares de todo o Brasil podem participar.