Ambulatório da Uern realizou mais de mil atendimentos no semestre 2024.1

Vitória Araújo – Estagiária de Jornalismo

No semestre de 2024.1, ambulatório da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Faen/Uern) realizou o total de 1.578 atendimentos nas áreas de enfermagem e serviço social, nutrição, fisioterapia, psicologia, odontologia, medicina e serviços do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (Nupics).

Os serviços de Enfermagem e Serviço Social foram ao todo 141 atendimentos entre os meses de janeiro e julho. Já na área de Nutrição, o ambulatório realizou 150 atendimentos. Na área de Fisioterapia, foram 123 procedimentos no primeiro semestre de 2024.1. Já com relação aos serviços de Psicologia, foram contabilizados ao todo 318 atendimentos no período.

Durante o primeiro semestre letivo, foram contabilizados 92 atendimentos em serviços de odontologia. Na área da Medicina, foram 51 atendimentos, entre os meses de janeiro e junho. Os serviços do Nupics foram totalizados 703 atendimentos, entre os meses de fevereiro, abril, maio e junho.

O número expressivo de atendimentos demonstra a importância do equipamento e reflete o compromisso
da faculdade com a sociedade.

Os ambulatórios oferecem serviços de nutrição, preventivo (Papanicolau), psicologia, fisioterapia, relaxamento, reiki, cromoterapia, acupuntura, pré-natal, entre outros, de forma gratuita para a população. Também são oferecidos atendimentos específicos para a população LGBT+ e para crianças com microcefalia decorrente do Zika Vírus, além da aplicação de vacinas.

O ambulatório é uma junção dos diversos projetos e núcleos de extensão desenvolvidos pela Faen para o atendimento à comunidade, como o Núcleo de Atenção Materno Infantil (NAMI); o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Nupics); a Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade e Ambulatório LGBTQIA+.

Os agendamentos para os atendimentos são feitos de forma presencial, na sede da Faen, Rua Desembargador Dionísio Filgueira, ou através do WhatsApp (84) 3315-2154.

Durante o período de recesso acadêmico, entre os dias 28 de julho e 12 de agosto, as atividades do ambulatório da Faen estarão suspensas, devido às férias de estudantes, professores e residentes. O atendimento retoma no dia 13 de agosto, início do semestre letivo 2024.2.

Sala de vacinação funcionará durante o recesso acadêmico
Durante o período de recesso das aulas da Universidade, que vai do dia 28 de julho a 12 de agosto, a sala de vacinação na Faen continuará funcionando normalmente. São disponibilizadas todas as vacinas do calendário básico do Programa Nacional de Imunização.

A vacinação será de segunda-feira a quinta-feira, das 17h às 20h, na Faculdade de Enfermagem (Faen). Para a vacinação, é preciso levar documento com foto e cartão de vacina.

O horário de funcionamento do serviço foi pensado para atender quem trabalha durante o horário comercial e não tem tempo de se vacinar pela manhã ou tarde nas unidades municipais de saúde.