Alunos são premiados pelo XII Salão de Iniciação Científica da UERN

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG/UERN) realizou nesta terça-feira (06), durante o Intervalo Cultural, Campus Central, a entrega da premiação do XII Salão de Iniciação Científica da UERN, realizado na IV Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Um dos premiados, Yadson Fábio, destaca a simbologia do prêmio: “Vivemos um momento crítico para Pesquisa e Ciência no Brasil. Ganhar esse prêmio dá um incentivo para produzir e disseminar conhecimento. Eu e Nagylla viemos de grupos sociais diferentes do que a Universidade recebia, esses sujeitos que ascenderam nos últimos anos. A gente sente um preciosismo com a Universidade e Iniciação Científica, são portas que se abriram em nossas vidas e eram pouco imagináveis”, destacou Yadson.

Vandeilma Bezerra, premiada na área de Ciências Exatas, afirma que o prêmio é um reconhecimento: “É muito importante para a minha formação. Pretendo continuar com esse trabalho em nível de pós-graduação”. A estudante Suyane Taynara, também pretende continuar se dedicando à pesquisa, ela conquistou o prêmio na área de Letras: “Para mim é uma honra estar ao lado da professora Lucimar e ser reconhecida com esse prêmio, uma grande satisfação. Minha monografia será baseada nessa pesquisa”.

Isabela Belém, premiada na área de Ciências da Vida, destaca que o trabalho foi realizado em parceria entre os Departamentos de Biologia e de Física. “Junto com o Labseco fizemos uma verificação de fósseis e análise química deles e com o Laboratório de Ciências Moleculares da Física, a gente conseguiu identificar os elementos químicos”, explicou Isabela.

PREMIADOS:

Mérito Acadêmico – Área de Ciências Exatas e da Terra
Aluna: Vandeilma Bezerra da Silva. Trabalho
Trabalho: “Efeito Goos-Hänchen em reflexão de um antiferromagneto”.
Orientador: Prof. Thomas Dumellow.

Mérito Acadêmico – Área de Ciências Humanas
Aluna: Nagylla Nara Rocha Cláudio
Trabalho: “A captura do olhar do outro na construção identitária de Mossoró através da Coleção Mossoroense: Cultura e poder local – 1949-2009”
Aluno: Yadson Fábio da Silva Magalhães
Trabalho: “Política cultural e cultura política na construção identitária de Mossoró – O olhar dos outros e sua captura: a importância das editoras e seus projetos”.
Orientador: Prof. Dr. Francisco Fabiano Mendes.

Mérito Acadêmico – Área de Ciências Sociais Aplicadas
Aluna: Grazyela Dantas da Silva Braga
Trabalho: “Um olhar fenomenológio da educação e da criminalidade”
Aluna: Mariana Albuquerque Melo
Trabalho: “A problemática dos jovens infratores pela reflexão fenomenológica”
Orintadora: Profa. Dra. Maria Audenora das Neves Silva Martins

Mérito Acadêmico – Área de Ciências da Vida
Aluna: Isabela Belém de Brito Vieria
Trabalho: “Análise fossildiagenética de fósseis de vertebrados de tanque natural com base em fluorescência de raios-X”.
Orientador: Prof. Dr. Kleberson de Oliveira Porpino

Mérito Acadêmico – Área de Linguística, Letras e Artes.
Aluna: Suyane Taynara Costa da Silva
Trabalho: “O processo de referenciação como uma tradição discursiva (TD) nas notas de falecimento”
Orientadora: Profa. Dra. Lucimar bezerra Dantas da Silva