Alunos podem se inscrever no PRP até segunda-feira, 03

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) publicou alteração no Edital nº 134/2023 – PROEG, que trata da reabertura do processo de inscrição para a função de Residente do Programa Residência Pedagógica 2022/2024, previsto na Portaria Capes nº 82/2022 e no Edital Capes nº 24/2022.

São 11 vagas para bolsistas, não 26 como anteriormente divulgado, e cadastros de reserva ilimitados. Os voluntários serão 12, não mais 18. Além disso, o período de inscrições agora se encerra em 3 de julho, não mais 23 de junho. Com isso, as datas posteriores foram todas postergadas, com a divulgação da homologação das inscrições em 5 de julho e divulgação do resultado final em 11 de julho. A análise das cartas de intenção e dos currículos ficou para 12 a 14 de julho, resultado parcial em 18 de julho e o resultado final até 21 de julho.

São requisitos cumulativos mínimos para participação e recebimento de bolsa na função de Residente:

I – ser brasileiro ou possuir visto permanente no País;

II – estar em dia com as obrigações eleitorais;

III – estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto imediatamente após ser aprovado pela Capes;

IV – estar regularmente matriculado em curso de licenciatura da Uern em área que compõe o subprojeto;
V – ser selecionado nos termos do edital;

VI – ter cursado o mínimo de 50% do curso ou que se encontra atualmente a partir do 5º período deste;

VII – possuir bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar, consoante as normas da Uern; e

VIII – possuir disponibilidade de tempo para se dedicar às atividades do PRP, conforme carga horária mensal estabelecida em edital.

O valor mensal da bolsa é de R$ 700,00, custeadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e está definida para um período máximo de até dez meses, com vigência a partir do início das atividades. Podem participar do programa estudantes que possuam vínculo empregatício, desde que este não seja com a Uern ou com a Escola-Campo onde serão realizadas as atividades do PRP.

O Programa Residência Pedagógica é vinculado à Capes, e tem por finalidade fomentar projetos institucionais, dentre os quais o Residência Pedagógica, implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

Confira o aditivo.