...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Alunos dos cursos de humanas da UERN colam grau

Na noite desta quarta-feira, 24, colaram grau alunos da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAFIC/UERN).

Formaram-se alunos dos cursos de Filosofia, Ciências Sociais, História, Geografia e Comunicação Social (habilitação em Radialismo).

Dentre os graduandos, uma história que mostra o peso da UERN na vida das famílias potiguares. Mateus Alexandre que se formou em Ciências Sociais é filho de Márcio Alexandre, servidor da FAFIC e duas vezes graduado na UERN (em Direito e Pedagogia). “Sem dúvidas, meu pai é minha maior inspiração em relação aos estudos, alguém que conseguiu tudo por esse meio. A história dele com a UERN é antiga, com duas graduações e um mestrado, então começar minha trajetória acadêmica aqui e ter a honra de ser laureado é uma felicidade imensurável”, comentou.

A solenidade foi presidida pelo reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto e teve como paraninfo o ex-reitor Padre Sátiro Cavalcanti Dantas.

Coube ao graduando Yadson Fábio da Silva Magalhães fazer o juramento. O discurso ficou por conta de Judson Caetano da Silva.

Na fala, ele destacou a importância da educação no Nordeste. Para ele, a história destes estudantes, agora graduados, com a UERN não termina. “É o papel da educação mostrar o que temos e o que somos. Devemos sair desta Universidade com a certeza que deveremos retornar, seja como alunos ou professores”, disse.

Padre Sátiro fez uma dedicatória às famílias dos formandos. “Neste momento vislumbro a alegria das famílias diante desta conquista que agora inicia a caminhada profissional. Vocês agora deixam a UERN para entrar no mercado de trabalho, na sociedade de consumo”, destacou.

O ex-reitor Padre Sátiro foi o líder do processo de estadualização da UERN entre os anos de 1986 e 1987.

Ele historiou o processo de evolução da UERN e em seguida fez um aviso: “Respeitem a UERN! Porque acreditamos ser a educação o seu melhor investimento”.

O discurso de encerramento foi do reitor Pedro Fernandes, que destacou no início a história de Padre Sátiro com a UERN. “O seu trabalho foi fundamental naquele momento”, reconheceu.

O reitor destacou a capacitação de recursos humanos na UERN. “Mais de 80% do corpo docente possui dedicação exclusiva. Temos 90% de professores mestres e doutores. Nossos técnicos possuem posição de destaque na UERN, estão cada vez mais capacitados fazendo mestrado e doutorado”, lembrou.

O reitor falou também sobre o impacto da UERN e o avanço na interiorização da pós-graduação. “Temos 89% dos nossos alunos que nunca estudaram em escolas particulares. Mas esta é a mesma instituição que insistem em dizer que está em crise mesmo tendo 22 mestrados e quatro doutorados. Vocês vão voltar como professores, técnicos ou alunos de pós-graduação”, recordou.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support