Alunos do curso de Odontologia da UERN realizam “Body Paint”

Alunos do 2o período do curso de Odontologia do Campus Caicó, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizaram pinturas corporais para representar importantes sistemas fisiológicos humanos. O professor Pablo de Castro explica que esta aula prática é uma das formas de incorporar a metodologia ativa dentro da disciplina de fisiologia humana, permite que o aluno se sinta um agente ativo mais responsável e melhor inserido no processo de ensino-aprendizagem.

Segundo ele, a pintura corporal sempre esteve ligada ao homem expressando diversas formas de mostrar sua cultura, seja ela ligada ao comportamento religioso, sexual, de luta, caça ou na própria busca de representar e tentar compreender fenômenos da natureza. Na sociedade contemporânea ocidental, a pintura ou maquiagem conservam os mesmos princípios e são utilizadas no cinema, teatro e fotografia para fins artísticos e nas escolas e universidades para fins educacionais. Seguindo esta perspectiva os alunos do 2o período do curso de Odontologia da UERN – Campus Caicó realizaram pinturas corporais para representar importantes sistemas fisiológicos humanos.

A pintura corpórea é feita pelos alunos nos próprios colegas no laboratório de fisiologia. Inicialmente são identificados os locais corretos no corpo para delineamento das estruturas, em seguida, são realizadas as pinturas e posteriormente os detalhes para torná-las mais reais. O “body paint” mostrou os músculos da mastigação, órgãos e glândulas do sistema digestório e parte do sistema cardiovascular, uma vez que estes conteúdos haviam sido trabalhados anteriormente em sala.

Após o desenho, os alunos identificaram as estruturas, assim como suas funções e relacionaram a prováveis distúrbios clínicos. O professor destaca a importância de compartilhar a responsabilidade do ensino-aprendizagem com os alunos, tornando-os mais participativos dentro deste processo. Ressalta ainda que: “Os alunos são os grandes protagonistas no processo de construção do conhecimento”. E que momentos como estes são importantes pois além de fixar o conteúdo programático, permite que o docente possa identificar melhor outras habilidades e dificuldades que poderiam passar despercebidas, caso fossem utilizadas metodologias mais tradicionais.