Alunos de escolas públicas exploram a Feira do Livro de Mossoró e celebram a leitura

A Feira do Livro de Mossoró teve início ontem, 9, na Faculdade de Educação (FE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), e recebeu, na manhã desta quinta-feira, 10, a visita de diversos alunos de escolas públicas, que se encantaram com o mundo dos livros e atividades oferecidas no evento.

Os alunos do 5º ano da Escola Estadual Alfa Ville marcaram presença, acompanhados pela professora Janiele Aquino. Ela destacou a importância da Feira para o estímulo à leitura. “A gente tenta formar leitores, é nosso papel e nossa função, e um evento como esse ajuda a estimular. Esses ficam encantados com a variedade de livros que normalmente eles têm contato apenas na escola”, disse.

A coordenadora Cierneide Freitas, também da Alfa Ville, complementou dizendo que a Feira do Livro “incentiva a leitura e complementa as nossas atividades. Porque eles veem atividades como um campo maior. Une ao nosso projeto de leitura da escola. Ajuda nesse desejo que a gente tem de que eles leiam mais. Para que eles não percam o contato com o físico”.

Os estudantes compartilharam suas impressões sobre o evento. Miguel de Oliveira, de 10 anos, afirmou: “Primeira vez que venho. Legal, bem massa. Gosto de ler”. Já Marlon Gabriel, de 11 anos, expressou: “Muito legal, massa por enquanto.”

Alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima também estiveram presentes, acompanhados pela professora de História, Iascara Campos. Para ela, a experiência é uma oportunidade única: “É muito importante porque desperta o interesse, o próprio ambiente da Universidade desperta a atenção”. Gabriel Silva, de 12 anos, aluno do 7º ano, comentou sobre sua experiência: “Até agora estou achando bom.”

A Feira também recebeu alunos da Escola Estadual Santa Delmira. A coordenadora Isabela Dias comentou sobre o impacto positivo do evento. “Nós estimulamos o acesso à leitura, o envolvimento com o saber, com os diferentes gêneros literários. Temos uma biblioteca, mas é um acervo mais limitado, e aqui eles vêm ter o interesse de comprar, principalmente nesse período mais tecnológico. Pegam o gosto por manusear, por apreciar esse espaço lúdico”.

Além dessas escolas, participaram do evento, entre outros, estudantes do 5º ano da Escola Municipal Paulo Cavalcanti, do 3º ano da Escola Municipal André Luiz e do 7º ano da Escola Estadual Diran Ramos do Amaral. A Feira do Livro de Mossoró segue até a sexta-feira, promovendo o acesso ao conhecimento e o incentivo à leitura para a região.