Aluno da UERN representará o RN nos Jogos Universitários Paralímpicos 2016

Cícero Filho Tavares, atleta paralímpico, aluno do curso de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Natal, representará o Rio Grande do Norte no 1º Jogos Paralimpicos Universitários 2016. A competição será realizada no Centro de Treinamento Paralimpico Brasileiro, no período de 08 a 11 de dezembro na cidade de São Paulo – SP.

Ele participará de duas modalidades e seis provas: Atletismo nas provas do lançamento de dardo, arremesso de peso e 1500 metros; Natação nas provas dos 50 e 100 metros livres e 100 metros costas. Cícero está muito confiante e promete fazer um excelente resultado. O estudante faz parte do Clube Paralímpico do Rio Grande do Norte que nas competições do Circuito Caixa Brasileiro de Atletismo, recebeu o troféu de melhor Clube de Atletismo do Brasil.

O atleta vem de uma séries de competições com excelentes resultados não só isso mas também já está focado nas competições que antecedem as paralímpiadas de 2020. Para esta competição estão inscritos 154 atletas de 17 estados e mais o Distrito Federal.

Serão 107 homens e 47 mulheres em disputas de atletismo, bocha, judô, natação e tênis de mesa. Para participar, foram aceitos atletas com mais de 17 anos (nascido em 1999), matriculados em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e com alguma deficiência física, intelectual ou visual. “A UERN, dentro das possibilidades, deu apoio ao atleta este ano e para o próximo haverá possibilidades de maior incentivo”, adiantou o professor Adalberto Veronese, diretor do Departamento de Apoio ao Estudante- DAE.

Da mesma forma que o Vice-Reitor, Aldo Gondim, o aluno participou do desfile da Tocha Olímpica Rio 2016. O professor Aldo conversou com Cicero Tavares e disse estar bastante otimista na com o desempenho dele nas provas da natação. “Cícero, para participar desta competição, teve que estar nos Jogos Universitários Estaduais (JURNS) para que, com as provas que ele nadou obtivesse vaga para o Brasileiro”, explicou o professor Adalberto Veronese. Cícero tem monoparesia, deficiência parcial na perna esquerda.