As alunas do curso de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Luiza Gurgel, Penélope Dias e Beatriz Azevedo foram selecionadas para a próxima oficina de audiovisual Geração Futura Juventudes, que acontecerá de 3 a 14 de fevereiro de 2020, no Rio de Janeiro.
Além das três estudantes, foi selecionada também a egressa do curso de Comunicação Social da UERN, Wigna Ribeiro, que participou da seleção através do Coletivo Buraco Filmes.
Os selecionados irão ver de perto como funciona o Canal Futura, participarão de oficinas em que conceitos e técnicas de produção televisiva serão abordados de maneira dinâmica e participativa e ainda irão gravar peças para exibição no Canal. O objetivo final do projeto é a produção individual de vídeos de curta duração desenvolvidos a partir de um tema estabelecido pelo Futura.
O projeto é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho/Canal Futura que oferece a estudantes de Comunicação Social de suas universidades parceiras e participantes de instituições do terceiro setor voltadas para o audiovisual, a oportunidade de se aproximarem da mídia televisiva, oferecendo conhecimento necessário à construção de um modelo de produção para o Canal.
A parceria entre a UERN e o Canal Futura se deu a partir de um projeto desenvolvido pela UERN TV. “Foi a partir desta parceria que os alunos da UERN tiveram a oportunidade de participar das oficinas do Geração Futura. E em todas as edições, nossos alunos têm se destacado”, afirma o professor do curso de Comunicação Social e diretor da UERN TV, Esdras Marchezan.
Esta é a quinta edição que a UERN tem estudantes selecionados para participar da oficina. Nas edições anteriores foram selecionados: Kauany Sousa, Felipe Cafrê, Fernando Nícolas e Rafael Irineu. Para a edição 2020, das instituições parceiras, a UERN e a UESC (Universidade Estadual de Santa Catarina) conseguiram a aprovação do maior número de alunos, enviando três representantes no total.