ADMINISTRAÇÃO DA UERN APRESENTA PROPOSTAS PARA FIM DA GREVE

Imbuída do propósito  de ver restabelecida a normalidade institucional na UERN, a administração central da Universidade vem envidando esforços no sentido apresentar propostas que visem o final da greve deflagrada pelos alunos, professores e técnicos-administrativa, respectivamente, nos dias 8, 9 e 10 deste mês.

O reitor da UERN, professor Milton Marques de Medeiros, entregou ontem, 23/5, à Associação dos Docentes da UERN (ADUERN) uma carta aos professores com propostas para o reestabelecimento das atividades.

A carta apresenta argumentos, esclarecimentos e propostas às reivindicações dos discentes, docentes e técnicos.

Entre os pontos principais se destacam: atualização e ampliação do acervo bibliográfico. A administração da UERN adquiriu, entre 2005 e 2006 mais de 2 mil títulos e quase 5 mil exemplares. Neste ano, foram adquiridos 715 títulos e 1.679 exemplares. Além disso, o orçamento da Universidade para este ano prevê o montante de R$ 303 mil para investimento no acervo.

Em relação ao restaurante universitário, a UERN informou à comunidade universitária, através da carta, que apesar dos pleitos feitos à Assembléia Legislativa, nenhuma emenda foi apresentada pelos deputados em favor da UERN. A administração central se comprometeu a, em 2008, depois de aprovado o orçamento da UERN, discutir, com a participação da comunidade estudantil, a aplicação dos recursos destinados a investimentos, ocasião em que os alunos poderão fazer a defesa da construção do restaurante universitário.

Sobre a abolição de taxas, será apresentada proposta de alteração da resolução nº 051/2001, do Conselho Diretor da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN), com esse propósito, no prazo de 30 dias, contados do final da greve.

A administração central  mostra que nos últimos 5 anos, a área construída foi aumentada em quase 13 mil metros quadrados, apontando uma expansão da ordem de 38,94% e que os gastos, nesse período, com a melhoria da infra-estrutura de campi e núcleos foi de R$ 12 milhões.
A admnistração informa a discentes, docentes e técnicos que a expansão da UERN, em termos de criação de novos cursos, obedecerá a critérios que denotem claramente sua viabilidade, passando a ocorrer somente após discussões na Assembléia Legislativa.

A Reitoria se compromete a intermediar reuniões do Diretório Central dos Estudantes (DCE) com empresários do setor de transportes e representantes do poder público municipal para discussão em torno da implantação do Passe Único, reivindicação dos estudantes.
Também será revista pela administração da UERN a política de participação de docentes e discentes em eventos científicos e a ampliação de recursos destinados a esse fim.

respeito de concursos públicos, a UERN informa que já foram realizados 3 concursos públicos, entre 2005 e 2007, visando a contratação de docentes e técnicos e que outros três serão realizados, em 2007, 2008 e 2009, para seleção de técnicos-administrativos.

Outros pontos destacados pela administração da UERN na carta enviada aos professores dizem respeito às eleições diretas e voto paritário, revisão das gratificações, definição de data para deflagração do processo estatuinte, Plano de Cargos e Salários dos docentes, garantia de dedicação exclusiva para os professores como política de pessoal e revisão das normas de distribuição de carga horária.

Também foi entregue carta ao SINTAUERN com propostas às reivindicações dos servidores técnico-administrativos, com propostas de implantação do quadro de lotação, valorização do pessoal da ativa, programa de qualificação lato sensu, implementação do programa de incentivo à graduação para servidores com escolaridade no nível de Ensino Médio, entre outros.