Abruem realiza reunião mensal e promove discussão sobre adesão ao sistema RNP

A Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) realizou, na tarde desta quarta-feira (24), sua reunião mensal com a participação de reitoras e reitores das instituições afiliadas. O encontro ocorreu de forma híbrida.

A reunião foi aberta com a fala de Ana Beatriz Zoss, representante da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que falou sobre a Certificação Digital e a adesão ao sistema RNP – plataforma digital para educação, pesquisa e inovação no Brasil.

O diretor de Informatização, prof. Isaac Oliveira, explica que a Uern aderiu à RNP no início do ano e trabalha na perspectiva de disponibilizar o diploma digital após a transição para o SIGAA.

A reitora da Uern, profa. Cicília Maia, falou sobre a importância de ocupar espaços em fóruns nacionais, citando o exemplo do professor Esdras Marchezan, junto ao Fórum de pró-reitores de Extensão.

Cicília também ressaltou o VIII Fórum de Reitores e Dirigentes das Universidades Parceiras do Canal Futura, que acontece nesta sexta-feira (26), no Rio de Janeiro. “O pró-reitor Esdras Marchezan irá nos representar. Essa parceria com o Canal Futura é muito importante para as alunas e alunos e também reforça nosso contato com a sociedade”, afirmou.

Outros assuntos foram discutidos na reunião, entre eles a viagem internacional ao México, o 68º Fórum da Abruem, que será realizado de 30 de novembro a 3 de dezembro em Curitiba/PR e a solenidade de posse da diretoria da Abruem 2022-2024, que ocorrerá no dia 9 de setembro, na Universidade Regional do Cariri, em Crato, no Ceará.