Abertos o XIX ENGEORN e o IV SIMPEG

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) abriu na noite de quarta-feira o XIX Encontro Estadual de Geografia do Rio Grande do Norte (ENGEORN) e o IV Simpósio de Ensino de Geografia (SIMPEG).

A solenidade transcorreu no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) e foi aberta pelo Reitor Milton Marques de Medeiros, que exaltou o crescimento da UERN no tocante a realização de eventos. “Receber dois eventos como esse de uma vez só mostra que a Universidade está dinâmica, viva e trazendo convidados qualificados mesmo a gente estando em recesso”, destacou.

O coordenador dos eventos, professor Ms. Otoniel Junior, disse que será uma boa oportunidade para se discutir a interação entre o campo e a cidade. “Também trataremos de políticas públicas para esses dois campos”, acrescentou.

Ele falou ainda que trabalhos como esses são importantes para os alunos que se habituam na organização de eventos acadêmicos.
A chefe do Departamento de Geografia, professora Ms. Maria José Fernandes, disse estar satisfeita por se tratar de uma oportunidade em que todos os cursos de geografia do Rio Grande do Norte se reúnem. “Temos representantes de Caicó, Pau dos Ferros, Natal e Mossoró. Uma oportunidade de consolidar os eventos”, destacou.

Após a realização de duas palestras com geográfos do Ceará. Eles participaram da mesa redonda “Novas Territorialidades na Relação Cidade de Campo” com as participações da professora Dra. Denise Elias da Universidade do Estado do Ceará (UECE) e do professor Dr. Renato Pequeno da Universidade Federal do Ceará (UFC). Este último abordou a questão do mercado imobiliário em cidades de médio porte. “A forma como as políticas públicas de habitação são aplicadas e a estratégia usada pelo mercado imobiliário no final provoca exclusão”, acrescentou.

Já a professora Denise Elias destacou sua tese de doutorado, que mostrou que nas cidades onde há um agronegócio forte se acelera o processo de urbanização. “Em todos os locais onde há um agronegócio dinâmico provoca uma maior urbanização resultante de uma série de serviços que explodem a economia” acrescentou.

O XIX ENGEORN e o IV SIMPEG totalizaram 390 trabalhos inscritos e realiza 11 mini-cursos que serão realizados até esta sexta-feira, 9 de novembro.

Além de discentes dos cursos de Geografia, participam dos eventos alunos de História, Gestão Ambiental, Turismo, Filosofia e Biologia.
Foram homenageados os geógrafos Aziz Ab’ Sáber (in memorian) e o professor Dr. José Lacerda Alves Felipe que deu nome ao prêmio dado aos melhores trabalhos apresentados. “É uma satisfação imensa ser homenageado nesta casa onde me formei e comecei minha vida acadêmica”, agradeceu.