Abertas inscrições para minicursos do II Simpósio Nacional de Texto e Ensino

O II Simpósio Nacional de Texto e Ensino (II SINATE), que será realizado de 12 a 14 de dezembro, no Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM/UERN), em Pau dos Ferros, está com inscrições abertas para minicursos. As inscrições podem ser feitas pela internet, no Blog do evento.

O II SINATE é um evento acadêmico-científico promovido pelo Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET), em parceria com pesquisadores da linha de pesquisa em “Texto, ensino e construção de sentidos”, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), e com pesquisadores, docentes, alunos e demais membros de diversos grupos de pesquisa do Departamento de Letras do CAMEAM/UERN e de outros departamentos da UERN.

A conferência de abertura, com o título “Desafios da Universidade Brasileira no Século XXI: Interlocuções e Perspectivas”, será proferida pela professora doutora Sueli Cristina Marquesi, Reitora da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), em São Paulo, pesquisadora do GT de “Linguística do Texto e Análise da Conversação” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL), professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e ainda professora titular da UNICSUL.

A conferência de encerramento, com o título “Gestão Universitária: da Re-Semantização dos Espaços Tradicionais ao Desafio da Gestão Democrático-Crítica no Âmbito da Universidade Estadual Brasileira”, será proferida pelo professor mestre Jairo José Campos da Costa, Reitor da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), pesquisador, professor assistente de Literatura Brasileira e Teoria da Literatura e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Literatura (NUPEL) dessa mesma instituição.

A programação feral do II SINATE, com relação completa das mesas-redondas, encontros, cronograma de apresentações dos GTs etc, será divulgada até 01 de dezembro de 2012, no Blog do evento (http://gpetuern.blogspot.com.br/p/eventos.html). O evento propõe constituir-se como espaço de divulgação e socialização de trabalhos produzidos por estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como por pesquisadores e professores de Letras, Linguística e áreas afins.