11º Fórum das Comissões de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho: promovendo o bem-estar no serviço público

O 11º Fórum das Comissões de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) será realizado em Mossoró no dia 26 de setembro, das 8h às 12h, no auditório da Faculdade de Educação Física (Faef). O evento tem como objetivo fortalecer as ações voltadas ao bem-estar dos servidores públicos estaduais e difundir práticas exitosas adotadas em diferentes regiões do estado.

A servidora Bianca Valente de Medeiros, titular da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida (DDPQV), destacou a importância da continuidade desse trabalho iniciado no ano passado. “O Fórum foi uma iniciativa da comissão estadual, presidida pelo Secretário de Estado da Administração do Governo do RN, Pedro Lopes, que instituiu, após o decreto sobre as Comissões de Qualidade de Vida, a criação de comissões regionais. Desde então, temos ampliado a divulgação e estamos recebendo novamente este ano, com práticas de sucesso do Governo do Estado e de outras regiões”, afirma Bianca.

A programação do evento contará com a palestra “A Importância do Coletivo na Promoção da Saúde Mental e seus Reflexos no Ambiente de Trabalho”, além do lançamento do livro do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Nupics). “A Uern é destaque nessa área, pois, em todos os campi da Universidade, temos uma comissão do Núcleo”, explica Bianca.

O Fórum também incluirá apresentações de ações desenvolvidas pelo Programa de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST), e práticas integrativas complementares e atividades da Escola de Governo, como cursos e programas de apoio à aposentadoria. Outro ponto alto será a apresentação das ações de saúde realizadas na Região Oeste, com a participação do Hospital Tarcísio Maia e do Hemocentro Mossoró.

Bianca enfatiza que o cuidado com a qualidade de vida dos servidores tem um impacto direto na qualidade do serviço prestado à comunidade. “Quando cuidamos do servidor, isso reflete na excelência do atendimento à população em geral. Pessoas felizes e satisfeitas produzem mais e melhor, e isso é o que buscamos com o fortalecimento dos programas de qualidade de vida no trabalho.”

Além do fórum matutino, o evento contará com a iniciativa “Servidores em Cena”, que ocorrerá na mesma data, às 19h, também na Faef. A atividade visa valorizar talentos artísticos dos servidores estaduais. “Será uma noite pensada com muito carinho, onde os servidores que cantam e possuem habilidades artísticas poderão se apresentar e serem destacados. Isso também é trabalhar a qualidade de vida”, conclui Bianca.

O evento se configura como uma oportunidade para a troca de experiências e a promoção de um ambiente de trabalho mais saudável e satisfatório para todos os servidores públicos.