Relatórios de Avaliação dos Servidores Técnico-administrativos

AVALIAÇÃO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS

A avaliação institucional desempenha um papel fundamental no aprimoramento contínuo das universidades, estendendo-se para além dos servidores docentes, alcançando também o corpo técnico-administrativo. Essa prática permite uma análise criteriosa dos processos e serviços oferecidos por esses profissionais, contribuindo para a eficiência, a qualidade e a excelência das instituições de ensino superior.

Os técnicos administrativos são peças-chave na operação das universidades, desempenhando uma variedade de funções, que vão desde a gestão administrativa e financeira até o suporte técnico e o atendimento aos alunos. A avaliação institucional desses profissionais não apenas reconhece seu impacto na vida universitária, como também identifica áreas de melhoria e oportunidades para otimização dos serviços prestados.

Ao envolver esses profissionais no processo de avaliação, as universidades promovem a transparência e a participação ativa, fortalecendo o senso de pertencimento e colaboração. Isso pode levar a melhorias significativas na comunicação interna, na gestão de recursos e na inovação de processos.

Além disso, avaliar esse segmento permite a identificação de necessidades de capacitação e treinamento, visando ao aprimoramento de habilidades técnicas e competências comportamentais. Isso resulta em uma equipe mais preparada para enfrentar os desafios em constante evolução no ambiente acadêmico.

Outro aspecto crucial é a efetividade das políticas e diretrizes institucionais. A avaliação do corpo técnico-administrativo ajuda a determinar se essas políticas estão sendo implementadas de maneira eficaz e se estão alcançando os objetivos desejados. Isso contribui para a construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo, beneficiando não apenas esses profissionais, mas também toda a comunidade acadêmica.

Em suma, a avaliação institucional dos técnicos administrativos nas universidades desempenha um papel estratégico na promoção da qualidade e da excelência educacional. Ao reconhecer seu papel essencial, identificar áreas de aprimoramento e fomentar a colaboração, as instituições de ensino superior fortalecem sua capacidade de oferecer serviços eficientes e de alto nível, impactando positivamente a experiência dos discentes e o funcionamento geral da universidade.

Nesse sentido, a Comissão Própria de Avaliação da Uern (CPA) torna públicos os seguintes relatórios:

• Relatório de Avaliação dos Servidores Técnico-administrativos (2020), ano de referência 2019:  clique aqui.
  • Relatório de Avaliação dos Servidores  Técnico-administrativos (2023), ano de referência 2022:  clique aqui.