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Apresentação

A Avaliação Institucional se dá através de Autoavaliação, entendida como processo de autoconhecimento conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), tendo por finalidade fomentar a cultura de avaliação institucional e subsidiar os processos de Avaliação Externa (Conselho Estadual de Educação – CEE; Enade – INEP/MEC). Tem um papel central e articulador entre as atividades fins (ensino, pesquisa e extensão) e as atividades meios (planejamento, recursos humanos e administração) no sentido de diagnosticar, analisar e sinalizar procedimentos necessários para valorar os aspectos considerados eficientes e melhorar os aspectos que ainda não alcançaram os resultados desejados. É um processo permanente de avaliação e aperfeiçoamento do PDI/Uern, constituindo-se em um dispositivo para acompanhamento e avaliação da gestão.

O processo de avaliação da formação acadêmica se dá por meio de disponibilização de questionários online para serem respondidos em cada semestre pelo corpo docente e discente da instituição, no que diz respeito às dimensões Didático – Pedagógica e Infraestrutura.

A avaliação consiste em potência qualificadora da formação e da gestão, quando seus resultados retroalimentam as discussões pedagógicas junto aos Núcleos Docentes Estruturantes e Departamentos ou Unidades Acadêmicas dos diferentes cursos, trazendo à tona as demandas de formação continuada, as necessidades formativas e metodológicas dos alunos e as demandas de infraestrutura necessárias ao bom funcionamento dos cursos.

A avaliação institucional na Uern já tem anos de história. Iniciada em 1996, apresenta uma trajetória de muitas conquistas, mas, como todo processo, precisamos aperfeiçoar e avançar. No entanto, o trabalho cuidadoso, implicado e competente da Comissão Própria de Avaliação – CPA e das Comissões Setoriais de Avaliação – Coses é indispensável para alcançarmos uma avaliação consistente e retroalimentadora do que somos e fazemos na instituição.

É com esse fazer desejante que precisamos somar à avaliação institucional para buscarmos uma instituição cada vez mais forte acadêmica e socialmente.

 

OBJETIVO:

  •  Promover a autoavaliação e a visibilidade de todos os segmentos da Uern, tendo em vista a melhoria e o alcance dos objetivos institucionais.

 

 

EQUIPE:

Prof. Dr. Wendson Dantas de Araújo Medeiros
Assessor de Avaliação Institucional

TNS Esp. Larissa Batista Barra
Secretária

Profa. Dra. Maria Irany Knackfuss
Chefe do Setor de Acompanhamento

Profa. Dra. Ceres Germana Braga Morais
Chefe do Setor de Apoio à Pesquisa

TNS Ma. Ana Cláudia de Medeiros
Assistente Administrativa

 

 

 

 

 

 

 

 

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