VIII edição do Café Filosófico debaterá a filosofia para crianças e jovens

Texto: Maurício Barros – Estagiário de Jornalismo

O projeto de extensão Café Filosófico, da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fe/Uern), realizará no dia 24 de fevereiro, a partir das 14h, a sua VIII edição. Em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, o encontro terá como temática “Filosofia com/para crianças e jovens”.

O debate terá como palestrantes o professor mestre e doutorando (UFAL), Jaeliton Francisco da Silva, e a professora Drª. Elizabeth Amorim de Almeida Melo (Cedu/UFAL). Com mediação da mesa, a professora Drª. Brígida Lima Batista Félix (Uern).

O evento desta edição será on-line através da plataforma Google Meet, com acesso de participação por meio deste link.

Segundo os coordenadores do evento, o Prof. Dr Erick Vinicius Santos e Drª Brígida Batista, a temática “Filosofia com/para crianças e jovens” foi desenvolvida pelo professor norte-americano Dr. Matthew Lipman, que preocupado com a atuação precária de seus alunos, criou o Programa Filosofia para Crianças. A iniciativa tinha o intuito de ampliar o desenvolvimento das habilidades cognitivas mediante discussões de assuntos filosóficos e propondo, com tais discussões, a introdução filosófica de crianças e jovens, no final da década de 60.

A partir de 1976, o Programa Filosofia para Crianças difundiu-se pelo mundo, sendo traduzido e colocado em prática em vários países. A finalidade é desenvolver as habilidades cognitivas dentro de um contexto significativo, através do diálogo.

“É através de procedimentos dialógicos que, se motiva o aprendizado de um pensar ponderado, inventivo, de uma maneira contextualizada e, também se elabora a construção do aprendizado da cidadania, através de uma convivência saudável, respeitando as ideias divergentes e a variedade cultural, onde as salas de aula são transformadas em pequenas comunidades de investigação”, diz Erick Vinicius