Uern, Sesap e Hospital da Mulher discutem possibilidades de parcerias em abertura de novo ambulatório

A reitora da Uern, professora Cicília Maia, e representantes das Faculdades de Ciências da Saúde (Facs) e Enfermagem (Faen), reuniram-se na manhã desta quarta-feira (18) com membros da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da gestão do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, durante a abertura oficial do Ambulatório RN + Coração, o qual será voltado para o atendimento de casos de cardiopatia congênita em crianças.

Durante o encontro, os representantes das três entidades debateram, entre outros temas, a possibilidade de parcerias, com a participação de alunos da Universidade atuando diretamente no equipamento.

Lançado em maio de 2022, através de parceria entre a administração estadual e a Associação Amigos do Coração da Criança (Amico), o programa RN + Coração tem como proposta principal estruturar um plano de consultoria e educação continuada para equipes de saúde, com a triagem e detecção precoce das cardiopatias congênitas na infância.

“A Uern soma-se à Sesap e Amico no programa RN + Coração, atuando no diagnóstico precoce e assistência às crianças com cardiopatias em Mossoró e região através do Hospital da Mulher. Temos certeza que temos muito a contribuir com este projeto que pode salvar muitas vidas através de sua atuação”, destacou a reitora Cicília Maia.

Durante a abertura oficial do novo ambulatório, a secretária adjunta da Sesap, Lyane Ramalho, enalteceu a participação das entidades envolvidas no funcionamento do Hospital da Mulher e ressaltou o potencial da unidade para o interior do Estado.

“Nós temos muito a caminhar, estamos ainda começando a percorrer esse espaço, mas temos a lição e o desafio de fazer deste hospital um grande exemplo. E a Uern e as demais instituições de ensino que participarão serão essenciais para isso”, frisou a secretária adjunta.

Além de possibilitar o atendimento à população, destacou a subcoordenadora de gestão da educação na saúde da Sesap, Larissa Monteiro, o ambulatório do projeto tem como proposta incentivar a educação e a capacitação dos profissionais na área da cardiopatia congênita.

“Além disso, é importante também essa parceria para a produção de dados científicos que podem contribuir muito para a proposta do ambulatório”, complementou.

“E esse contato também permite que o estudante tenha acesso a essa questão de saúde, que muitas vezes não é tão debatida durante a formação”, acrescentou o médico Raimundo Amorim, um dos profissionais que atuarão no equipamento.

A cada cem crianças nascidas no Rio Grande do Norte, apontou o médico, estima-se que uma tenha alguma cardiopatia congênita. Entre as que nascem com essa condição, complementou, aproximadamente 25% possui alguma doença mais grave. “Então é essencial que se tenha uma maior democratização desse diagnóstico”, pontuou.

Formação

Na próxima sexta-feira (20), os alunos das residências em Medicina de Família e Comunidade e em Ginecologia e Obstetrícia e da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade participarão de um momento de formação, no Hospital da Mulher, para iniciar sua atuação nos ambulatórios da unidade de saúde.

Os ambulatórios do Hospital da Mulher contarão com a inserção dos residentes da Uern e de alunos de graduação. Inicialmente, participarão os discentes dos cursos de Enfermagem e Medicina. À medida que novos espaços e serviços do hospital sejam liberados, contudo, a unidade poderá receber estudantes de áreas como Biologia, Química e Serviço Social.

Além da reitora da Uern, participaram do encontro desta quarta-feira a diretora de gestão acadêmica hospitalar da Uern, Hosana Mirelle, e os professores Allyssandra Maia e Cleber Andrade (Facs) e Kalidia Costa e Rafael Soares (Faen).