Número de processos analisados pela UCI aumenta 129,64% no primeiro ano de Autonomia Financeira

Relatório anual de controle interno da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) mostra um aumento de 129,64% no número de processos analisados pela Unidade de Controle Interno (UCI) no primeiro ano de Autonomia Financeira. Os dados foram apresentados pelo presidente da UCI, Jônatas Andrade, à reitora Cicília Maia, em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 4.

De acordo com dados da UCI, no ano passado foram analisados 2.425 processos. Enquanto que em 2021, a Unidade fez a análise de 1.056 processos. Conforme Jônatas de Andrade, o aumento se deve ao retorno das atividades presenciais, e, principalmente, à conquista da autonomia financeira.

“Com a autonomia financeira, a Universidade passou a ter um controle maior sobre a execução dos recursos para o ano. Com isso é possível se planejar e se organizar melhor nos processos de contratação”, explica o presidente da UCI. Isso representa um melhor desempenho nas contratações e processos feitos pela Universidade, bem como maior economia nos contratos.

Outra ação que visa otimizar os processos é capacitação de servidores envolvidos. “No ano passado, fizemos um treinamento com servidores de vários setores para orientar sobre a Legislação e melhorar o fluxo dos processos”, informa Jônatas Andrade, destacando que neste ano serão realizadas novas capacitações.

A reitora Cicília Maia elogiou o trabalho da UCI e incentivou o contato com outras instituições: “Conversem com outros controladores e retomem os treinamentos. Vamos trocar experiência com outras instituições”, afirmou a reitora.

A UCI, através de comissão constituída, também iniciou um mapeamento dos processos da Uern, estabelecendo padrões nos fluxos e composição processual, que são verificadas pelo controle interno de cada processo. Até o momento, foram mapeados cerca de 40% dos processos. “A previsão é retomar o trabalho com uma nova comissão em fevereiro, e concluir o mapeamento e padronização neste ano”, frisa o presidente.