Projeto de extensão da Uern é contemplado em edital de fomento nacional

O projeto de extensão “Vigilância e promoção em saúde no contexto escolar: ações e estratégias de enfrentamento”, da Faculdade de Enfermagem (Faen) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), foi selecionado no Fomento de Projetos de Extensão voltados ao Programa PNVS Comunidade.

A professora doutora Suzana Carneiro de Azevedo, da Faen, coordena o projeto selecionado.

No total, foram 75 inscrições que abrangeram as cinco regiões brasileiras, somando 22 estados, sendo apenas 20 selecionados.

O programa de extensão é desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, a Universidade de Brasília (UnB), por meio do Decanato de Extensão (DEX), o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).

O objetivo é apoiar a implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), com a participação de diversos segmentos profissionais em articulação com outros setores da sociedade nos diversos territórios.

Cada projeto selecionado receberá três bolsas de extensão para os estudantes de graduação que compuseram a equipe de trabalho. A vigência prevista dos projetos de extensão é de 12 meses.

O Programa constituirá uma agenda nacional de debates e de seminários voltados aos desafios da implementação da PNVS e que possam apoiar as ações locais e regionais de vigilância e promoção da saúde por meio da execução de projetos de extensão.

O “PNVS Comunidade” articulará estratégias educativas voltadas para a formação de gestores e equipes de saúde em estreita relação com as comunidades.

Confira aqui.