...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern emite Nota de Posicionamento sobre bloqueio de pagamento de bolsas CAPES

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) vem a público manifestar sua apreensão e indignação contra o recente corte financeiro imposto pelo Governo Federal ao Ministério da Educação e às suas autarquias, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Decreto n° 11.269, de 30 de novembro de 2022.

Esse corte inviabiliza o pagamento de bolsas de pós-graduação e pós-doutorado, além de outros sistemas que recebem recursos da CAPES como a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O bloqueio dos recursos afeta a sustentabilidade das universidades e prejudica diretamente os bolsistas.

Conforme nota da CAPES, o bloqueio financeiro impedirá que a entidade honre os compromissos por ela assumidos, desde a manutenção administrativa até o pagamento das mais de 200 mil bolsas, cujo depósito deveria ter ocorrido no dia 7 de dezembro.

Na Uern serão atingidos pelo bloqueio financeiro: 123 bolsistas de pós-graduação, sendo 100 de mestrado, 21 de doutorado e 02 de pós-doutorado; Com relação às bolsas UAB, serão atingidos 177 bolsistas entre professores, tutores e coordenadores de curso que atuam na educação a distância.

Também sofreram impacto com o bloqueio do pagamento, em dezembro, o Programa de Iniciação à Docência (PIBID), atingindo 337 bolsistas, sendo 288 estudantes, 36 supervisores, 12 coordenadores de área e 1 coordenador institucional; e o Programa Residência Pedagógica (PRP), atingindo 361 bolsistas – 285 discentes residentes, 19 docentes orientadores e 57 preceptores das escolas-campo. Nesta quinta-feira (08) a Capes sinalizou no sentido de desbloquear R$ 50 milhões do orçamento que será direcionado ao pagamento de bolsas de menor valor.

A Uern soma-se às demais instituições e institutos de pesquisa no sentido de cobrar do Governo Federal e da classe política uma medida imediata para reverter esse corte e restabelecer o pagamento das bolsas.

A Ciência e a Educação são áreas estratégicas e devem ser tratadas com todo o valor e respeito que merecem.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support