Uern promove a “Caminhada Espaços Sagrados do Centro de Natal” na próxima terça-feira

No próximo dia 15, Dia da Proclamação da República, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizará a quarta edição da “Caminhada Espaços Sagrados do Centro de Natal”, com o tema “A cidade e as religiões”. A programação terá início às 8h, na Praça das Mães, em frente à Capitania das Artes, em Natal.

A iniciativa faz parte do projeto de extensão Memória Religiosa da Cidade do Natal. A caminhada percorrerá 15 pontos religiosos, em um trajeto de aproximadamente 3 km, com duração de 4h30, e contará com a participação especial dos grupos Afoxé Estrela da Manhã e Nação Zamberacatu, que se apresentarão para dar visibilidade à cultura presente no centro histórico, marcado pela religião judaico-cristã.

Ao longo do percurso, haverá paradas em cada ponto para explanações sobre a história de monumentos, instituições, personagens e práticas ligadas ao repertório de várias práticas religiosas. A caminhada conta com uma parada cultual de 30 minutos na Praça André de Albuquerque, onde terá apresentação de poesia, exposição e comercialização de livros, artesanato e lanches.

A programação é realizada sob a coordenação dos professores Irene van den Berg e Rodson Ricardo do Nascimento e conta com a colaboração de pesquisadores pós-graduados e monitores estudantes da graduação do Curso de Ciências da Religião, da Uern em Natal.

Conforme Irene van den Berg, o evento será realizado em clima descontraído, dialogado e colaborativo, assim os participantes podem interagir com perguntas e contribuições sobre as temáticas abordadas no passeio.

A “Caminhada Espaços Sagrados do Centro de Natal” conta com o apoio da Prefeitura de Natal e da RN Editora. O evento é gratuito e aberto a toda a população.

PALESTRA

O Memória Religiosa da Cidade do Natal também realizará nesta quinta-feira, 10, a palestra “Patrimônio e memória religiosa da cidade do Natal”, que será ministrada pelos professores Irene van den Berg e Rodson Nascimento. O evento será às 17h no Salão Nobre do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN).

CAMINHADA ESPAÇOS SAGRADOS DO CENTRO HISTÓRICO DE NATAL – PERCURSO
1- Praça das Mães