Samba dá boas-vindas a alunas e alunos em Pau dos Ferros e Mossoró

Para dar boas-vindas às e aos discentes novatos e veteranos que iniciam o semestre 2022.2, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou, na manhã desta terça-feira, 1º, o Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba) nos campi de Mossoró e Pau dos Ferros.

Em Mossoró, a programação incluiu um momento de acolhimento, com apresentação cultural do Studio de Dança Hykaroo Mendonça, mensagens de gestores e sorteio de brindes no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic). Além disso, no Centro de Convivência, houve exposição e feirinha de artesanato.

Na ocasião, foi exibida uma mensagem em vídeo da professora Cicília Maia, reitora da Uern. “A Universidade está de portas abertas para receber todos vocês”, disse, completando que “não mediremos esforços para que vocês tenham uma educação de qualidade”.

A discente Terumi Tatsukawa, segunda coordenadora-geral do Diretório Central dos e das Estudantes (DCE) Anatália de Melo Alves, falou sobre o esforço empreendido para que se efetive não só o ingresso, mas a permanência das alunas e dos alunos na Uern. “Sabemos o quanto é difícil entrar numa universidade, principalmente numa universidade pública. Mas também é difícil sair daqui com nosso diploma”. Ela falou, destacando ainda “o poder que a Uern tem de chegar nas camadas populares. Um poder de interiorização”.

Clara Alves, ingressante no primeiro período de Letras em Inglês de Mossoró, declarou que em grandes expectativas. “Eu espero aproveitar a Uern suficiente. Muita gente me disse para aproveitar não só o curso, mas a Universidade como um todo”. Ela é de Aracati. Veio para o RN apenas para cursar o ensino superior.

“As boas-vindas vão para os nossos ingressantes e sobretudo para toda a nossa comunidade acadêmica, os veteranos, os docentes e os técnicos, que retomam as atividades em sala de aula. É um momento de acolhida, mas também de revigorar as forças para este novo semestre que se inicia, porque as esperanças se renovam. Essa Universidade é uma máquina de realização de sonhos”, registrou Erison Natécio, titular da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

Pau dos Ferros teve a presença do pró-reitor de Extensão, professor Esdras Marchezan.

“É uma felicidade acolher os discentes nesta nova etapa da vida. É um momento muito importante, pois é uma conquista de cada um”, disse. Ele ressalta o papel da Uern em oportunizar o ingresso de estudantes, sobretudo aqueles em situação de vulnerabilidade social. “A Uern é uma Universidade plural e inclusiva, nosso trabalho é oportunizar o acesso e permanência dos estudantes, garantir transformação de vidas”, frisa.

Agassiel Alves, diretor da Uern Pau dos Ferros, deu boas-vindas aos calouros e enfatizou que esse é o primeiro contato com a Universidade, para o início de uma importante caminhada. Ele enfatizou que a Uern vive um dos momentos marcantes de sua história, com a autonomia, com o orçamento participativo. “Isso significa melhores condições para a graduação e mais oportunidades para cada um de vocês”, disse, desejando boa sorte e se colocando à disposição para os discentes.

O aluno Alysson Chyarelly, do primeiro período de Enfermagem de Pau dos Ferros, avalia positivamente o momento de acolhida. “É importante para a gente conhecer melhor a Universidade, além de ser uma ótima oportunidade para socializarmos com os demais estudantes”, declara.

Alysson é de Almino Afonso e afirma que está bastante entusiasmado em cursar Enfermagem. “Já estou gostando das aulas, dos professores. Acredito que tenho muito o que aprender. E espero me tornar um bom profissional futuramente”.

* Texto: Nathan Figueiredo e Adriana Morais