Dia da Servidora e do Servidor Público – Mensagem da Reitora e do Vice-Reitor

Às/Aos Colegas Servidoras(es) da Uern

O verbo servir pressupõe dedicação, entrega, cuidado e amor ao que se faz. É isso que torna a missão de cada servidora e de cada servidor público especial: cuidar do que é de todos e todas.

O dia 28 de outubro, dedicado a nós servidoras e servidores públicos, é um reconhecimento à dedicação de homens e mulheres que têm como compromisso maior servir à sociedade.

Esta data exige também uma reflexão sobre o nosso papel na sociedade. Temos consciência dos desafios que são lançados a todas/os nós, especialmente as/aos que trabalham com a Educação e com a Ciência. Sofremos recorrentes ataques e corremos o risco de perder direitos conquistados com muita luta e afinco por gerações que nos antecederam. Até mesmo a existência das Universidades é questionada por setores que não enxergam a importância das instituições e distorcem o papel revolucionário da educação pública. Não podemos permitir que esses ataques afetem a missão que assumimos.

Neste ano, especialmente para nós, servidoras e servidores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, esta é uma data para celebrar conquistas históricas na nossa instituição.

Há pouco mais de um ano, dávamos início a uma trajetória exitosa com a extinção da lista tríplice para reitor(a), vice-reitor(a), diretores(as) e chefes de departamentos na Uern, garantindo que a escolha democrática de nossa comunidade seja respeitada.

Conquistamos também a tão sonhada autonomia financeira e patrimonial, que solidificou o caminho para  conquistarmos um direito fundamental da carreira institucional: o nosso Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração – instrumento legal que garante e apresenta de forma objetiva as possíveis progressões funcionais, os meios e o tempo para alcançá-las.

A valorização das categorias técnica e docente tem sido uma constante pauta desde o início da nossa gestão. Nesta linha, reafirmamos nosso compromisso em lutar e defender várias frentes, tais como: fortalecer a autonomia financeira; lutar pela recomposição dos nossos salários – defasados há mais de uma década; atualizar o quadro de servidores e realizar concurso público.

Somos técnicos-administrativos, docentes e terceirizados que, cotidianamente, são desafiados a promover educação de qualidade para nossos cerca de 15 mil estudantes. Não podemos esquecer jamais do impacto que nosso trabalho proporciona na vida de outras pessoas. Também somos motivados por sonhos de muitos jovens que buscam na nossa Universidade um futuro melhor.

Por isso, precisamos estar atentos, unidos e solidários para continuar fazendo da Uern esta universidade socialmente referenciada, democrática, inclusiva e includente, oferecendo educação de excelência e produzindo conhecimento em todas as áreas e para todas as pessoas, propiciando uma sociedade mais justa e cidadã.

Temos orgulho da nossa Universidade e mais ainda de saber que ela é fruto de uma construção coletiva. É no dia a dia, com a dedicação de todos e todas, que a edificamos. Com o sentimento de gratidão, agradecemos a dedicação de cada servidora e cada servidor da Uern, que tem sido fundamental no processo de construção desta Instituição.

Com zelo, ética, determinação e responsabilidade continuaremos servindo e buscando sempre o bem-estar da população. Juntos e juntas faremos uma Universidade cada vez melhor, maior e mais forte.

Feliz dia! Grande abraço.

Profa. Cicília Raquel Maia Leite
Reitora