Uern compõe conselhos administrativo e fiscal do PAX

Na manhã desta terça-feira, 11, foi realizada a Assembleia de Constituição da Associação do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX/RN), associação civil de direito privado, de caráter científico, tecnológico, educacional e cultural. O Parque tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado.

Durante a Assembleia Geral, foi realizada a composição do Conselho Administrativo e eleito o Conselho Fiscal do Pax. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, que é uma instituição Associada Fundadora do PAX, compõe o Conselho de Administração, e teve representação eleita para o Conselho Fiscal.

O vice-reitor Chico Dantas e o professor Carlos André farão parte do Conselho Administrativo, como titular e suplente, respectivamente. Já os professores Jandeson Dantas e Rafael Ramon Fonseca foram eleitos, respectivamente, titular e suplente, para representar a Uern no Conselho Fiscal.

Chico Dantas foi eleito presidente da Assembleia Geral. Ele destacou que é uma honra conduzir essa primeira assembleia. “Estamos trabalhando desde 2018 nesse projeto. É uma alegria muito grande participar desse momento”, declara.

Na Assembleia Geral, também foram aprovados o Estatuto do Pax e o Regimento Interno. Ainda foram eleitos a presidência do Conselho e o Diretor Presidente do Parque.

Para a reitora Cicília Maia, hoje é um dia importante e histórico para o Estado, com a Assembleia de Constituição da Associação do Parque Científico e Tecnológico no Estado. “Estamos cultivando o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação do RN. Parabenizamos o nosso vice-reitor Chico Dantas e o professor Carlos André, que bem representa a nossa Uern no Conselho Administrativo do Parque”, declara. E complementa: “Também parabenizamos Jandeson Dantas e Rafael Ramon Fonseca, que foram eleitos de forma expressiva para representar a nossa Uern no Conselho Fiscal do Pax”.

Ela destaca que a Uern acredita no Parque tecnológico e no seu poder transformador pelas entidades, pelas construções coletivas e o olhar descentralizado, que visa levar a ciência e inovação para todo o Estado. “Estamos felizes em fazer parte desse dia, renovando a nossa esperança através da educação, ciência, tecnologia e inovação”.

Além da Uern, compõem o Conselho Administrativo a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Instituto Santos Drummond (ISD), representantes do Governo do Estado, Fapern, Funcern, Municípios Associados (Macaíba, Parnamirim, Natal e São Gonçalo) e represntantes do segmento empresarial.

O Parque é localizado no município de Macaíba (RN), com atuação em todo o território nacional e fora dele. Mediante a estruturação e gestão sustentável de um ambiente de negócios capaz de potencializar as atividades de pesquisa científica e tecnológica, a introdução de inovações e a transferência de tecnologia

A proposta do Parque é criar e consolidar empreendimentos de classe mundial no desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas e de novas tecnologias, produtos e processos.

As ações do PAX serão desenvolvidas por meio de interação e cooperação entre universidades, instituições científicas e tecnológicas, empresas de base tecnológica, entidades ou órgãos da administração pública direta e indireta federal, estadual e municipal; entidades representativas do setor produtivo; instituições privadas de ensino e pesquisa sediadas no País; outras instituições privadas nacionais e outras instituições públicas ou privadas de ensino e pesquisa sediadas no exterior.

* Texto: Adriana Morais