Pesquisa sobre uso de matérias-primas renováveis é contemplada com bolsa de pós-doutorado no exterior

A pesquisa “Obtenção de Combustíveis Renováveis por Pirólise Catalítica de Biomassa Empregando Nanomateriais”, realizada por pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Nanomateriais da Uern, em colaboração com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto Madrileño de Estudios Avanzados em Energía (IMDEA-Energía/Espanha), foi contemplada na Chamada CNPq N 26/2021, a qual busca fomentar projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação.

O trabalho tem como objetivo principal transformar matérias-primas renováveis abundantes no Brasil, a exemplo da palha da cana-de-açúcar, casca de coco e serragem de madeira, em produtos de maior valor agregado, como combustíveis e insumos petroquímicos, favorecendo a redução do uso de fontes de energia fóssil.

O projeto pleiteou a concessão de duas bolsas de pesquisa, sendo contemplado com a concessão de uma bolsa de pós-doutorado no exterior, especificamente no IMDEA-Energía (Móstoles/Espanha) por seis meses, a partir de dezembro deste ano. A bolsa será destinada ao professor Vinícius Patrício da Silva Caldeira, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN).

A equipe do projeto é composta pelos pesquisadores:
Dr. João Maria Soares (Coordenador – UERN/BRASIL)
Dr. David Pedro Serrano (Supervisor – IMDEA Energia/ESPANHA)
Dr. Héctor Hernando (Pesquisador – IMDEA Energia/ESPANHA)
Dr. Vinícius Patrício da Silva Caldeira (Pesquisador – UERN/BRASIL)
Dra. Anne Gabriella Dias Santos (Pesquisadora – UERN/BRASIL)
Dra. Sibele Berenice Castellã Pergher (Pesquisadora – UFRN/BRASIL)
Dra. Adriana Paula Batista dos Santos (Técnica – UERN/BRASIL)
Dr. Keurison Figueredo Magalhães (Pesquisador – UERN/BRASIL)