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Mais da metade dos cursos da Uern avaliados no Enade 2021 subiram de conceito

No início desta semana, o Ministério da Educação (Mec) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentaram os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 e dois importantes indicadores de qualidade da educação superior: o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD).

Da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foram avaliados os seguintes cursos: Ciência da Computação (Mossoró e Natal); Ciências Biológicas (Mossoró); Ciências Sociais (Mossoró); Educação Física (Mossoró e Pau dos Ferros); Filosofia (Caicó e Mossoró); Física (Mossoró); Geografia (Pau dos Ferros, Assú e Mossoró); História (Assú e Mossoró); Letras – Inglês (Mossoró, Pau dos Ferros e Assú); Letras – Português (Pau dos Ferros, Mossoró, Patu e Assú); Matemática (Mossoró e Patu); Música (Mossoró); Pedagogia (Mossoró, Patu, Pau dos Ferros e Assú) e Química (Mossoró).

Nesta edição, a Uern registrou o melhor desempenho desde que estes cursos começaram a ser avaliados. Dos 32 cursos da Uern que participaram do exame, mais da metade subiu no Conceito Enade, em relação à última edição, em 2017, com destaque para 9 cursos que obtiveram conceito 4, em uma escala de 1 a 5, onde 5 é o nível mais elevado. Da última vez que esses cursos foram avaliados, em 2017, somente 3 alcançaram conceito 4. Nesta edição, os cursos de Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado); Educação Física (licenciatura – Pau dos Ferros); Letras – Inglês (Mossoró); Pedagogia (Mossoró, Patu, Assú e Pau dos Ferros) e Química obtiveram conceito 4.

O número de cursos com Conceito Enade 3 também subiu, enquanto o número de cursos com conceito 2 diminuiu. Nesta edição, nenhum curso ficou com nível mínimo, 1. O Conceito Enade é calculado a partir dos desempenhos dos estudantes de cada curso de graduação avaliado.

Considerando-se o IDD, que busca mensurar o valor agregado pelo curso à formação dos estudantes, e seus desempenhos no Enade contextualizados a partir de suas características na entrada da graduação, a Uern também obteve excelentes resultados. O curso de Química (licenciatura – Mossoró) obteve a nota máxima 5, enquanto outros cinco cursos atingiram a nota 4: Ciência da Computação (bacharelado – Mossoró); Ciências Biológicas (licenciatura – Mossoró); Ciências Sociais (bacharelado – Mossoró); Geografia (Pau dos Ferros) e Pedagogia (Pau dos Ferros).

De acordo com o pesquisador institucional, prof. Rommel Lima, os resultados refletem todo um trabalho realizado em prol da melhoria contínua de todos os indicadores de avaliação externa, coordenado pela avaliação institucional e CPA junto aos cursos. “Esse resultado demonstra a importância e a responsabilidade da UERN, enquanto instituição sociorreferenciada, com a melhoria da qualidade do ensino e com a formação de pessoas com excelência para o mundo do trabalho, para contribuir com o desenvolvimento sustentável da sociedade”, avalia.

O assessor de avaliação institucional da Uern, prof. Wendson Dantas, destaca que trata-se de um processo contextualizado com a política de autoavaliação contínua, prevista no plano de desenvolvimento institucional (PDI) e no projeto de avaliação institucional, o que resultou em uma mudança de concepção em relação ao Enade e amadurecimento institucional. “Hoje o ENADE é um componente curricular obrigatório e tem sido trabalhado nos cursos de graduação desde a concepção, atualização e execução dos projetos pedagógicos. Nesse sentido, importante destacar a parceria da Proeg, no acompanhamento aos PPCs, dos NDEs dos cursos, das comissões setoriais de avaliação que integram a CPA e dos docentes e discentes que, no dia a dia, estão na ponta desenvolvendo o processo de ensino aprendizagem visando a uma formação de excelência do nosso alunado”, afirma.

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação da Uern, Profa. Fernanda Abreu, esse resultado é decorrência de uma série de fatores que denotam o empenho da comunidade acadêmica para esse mesmo fim, desde ações prévias de conscientização e formação e preparação de alunos através dos mais variados cursos, departamentos e unidades acadêmicas até uma presença mais incisiva junto aos alunos e junto a eles no momento de realização de provas também. Ela também destacou o fortalecimento do comprometimento da universidade com a sociedade com todos os seus atores de maneira geral. “Nosso egresso conduz consigo o nome e a responsabilidade social e regional que a universidade possui, fortalecendo o nosso espírito coletivo e o nosso espírito de compromisso com a comunidade, com a sociedade, é também muito importante para a obtenção de resultados avaliatórios positivos como este”, avalia.

A reitora da Uern, profa. Cicília Maia, explica que a melhoria dos indicadores da Uern é resultado do esforço coletivo da comunidade acadêmica, estudantes, professores e técnicos e da gestão universitária, somado à uma política de fortalecimento do processo de avaliação institucional com foco na melhoria da qualidade do ensino de graduação, em um trabalho permanente junto a todos os cursos da universidade. “A meta é melhorar todos os indicadores de avaliação, tanto no que diz  respeito à avaliação externa junto ao Inep (ENADE, CPC e IGC), como ao Conselho Estadual de Educação e à sociedade de modo geral. Nosso compromisso é continuar levando educação superior pública, gratuita e de qualidade e impactar a vida de pessoas que têm na Uern a oportunidade para ter sua vida transformada”, enfatizou.

Para a próxima edição do ENADE, a avaliação institucional junto com o pesquisador institucional tem acompanhado todo o processo junto aos departamentos acadêmicos. A prova acontece no dia 27 de novembro. Da Uern, serão avaliados os seguintes cursos: Administração (Pau dos Ferros e Mossoró); Serviço Social (Mossoró); Turismo (Natal e Mossoró); Ciências Contábeis (Patu e Mossoró); Ciências Econômicas (Pau dos Ferros, Assú e Mossoró); Direito (Mossoró e Natal); Jornalismo (Mossoró) e Publicidade e Propaganda (Mossoró).

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