...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Aprovada resolução que regulamenta a progressão docente

Na sua 6ª reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (1º), o Conselho Diretor aprovou por unanimidade a minuta de resolução que regulamenta a progressão docente no âmbito da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern).

A comissão especial formada para este fim foi composta pelos conselheiros Chico Dantas, que a presidiu, José Ronaldo e Ana Morais.

José Ronaldo fez o relato do trabalho realizado.

A minuta é resultado do novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, e a comissão teve objetivo de sugerir adequações, produzir e submeter a parecer da Assessoria Jurídica.

Utilizou como base a redação da minuta proposta pela gestão da Fuern e do Sindicatos dos Docentes da Uern (Aduern), bem com sugestões apresentadas pelas unidades acadêmicas, fóruns de chefes e diretores.

A minuta prevê três classes de progressão vertical, que ocorrem através da capacitação docente. Isso resulta mudança na titulação para mestrado e doutorado.

Cada classe terá 16 níveis de progressão horizontal, com período de 24 meses de efetivo exercício da profissão e mediante avaliação de desempenho acadêmico.

Prevê ainda uma quarta classe, a de professor titular com um único nível e cuja progressão se dá apenas por concurso. Esse certame será realizado uma vez por ano, e suas regras serão definidas por resolução do próprio Conselho Diretor. A resolução do primeiro concurso deve ser submetida em até 60 dias após a publicação da norma aprovada nesta quinta.

A avaliação de desempenho será feita por comissão constituída pelo chefe de departamento, um docente escolhido em plenária departamental e secretário do departamento.

A presidente da Fuern, Cicilia Maia, parabenizou a comissão diante das muitas sugestões enviadas. “A categoria docente está na expectativa para que possamos continuar a implantação do nosso Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração”, finalizou.

https://www.youtube.com/watch?v=sS4BEqgwhaE

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support