...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Aluno surdo defende dissertação

Na manhã desta quarta-feira, 10 de junho, o aluno Francisco Acacy Viana Neto apresentou a dissertação “Práticas de Formação e Inclusão de Alunas Surdas: narrativas de experiências de professores da Escoila Municipal Jonas Gurgel-Caraúbas/RN”.

Acacy é um aluno surdo formado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e com formação continuada na Instituição de Ensino Superior através do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC).

Na apresentação do trabalho, Acacy agradeceu ao trabalho da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN). “Quando fiz o vestibular fiquei preocupado porque não tinha intérprete na Universidade. Somente depois teve um concurso e contrataram duas intérpretes e isso permitiu que eu fizesse o curso e depois, incentivado pela professora Ana Lúcia, fiz seleção de mestrado e passei”, frisou.

A pesquisa apontou como principais conclusões que a maioria dos professores não tem capacitação para educação inclusiva e que há falta de formação continuada para os alunos surdos. “Tinha uma professora que pesquisei que ela até sabia a linguagem de LIBRAS, mas tinha dificuldades porque tinha que dar duas aulas ao mesmo tempo”, frisou.

A banca foi composta pelas professoras/doutoras Lia Matos da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Giovana Cardoso (UERN) e a orientadora Ana Lúcia Aguiar (UERN).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support