Júri simulado por alunos do Curso de Direito vai tratar de “O Caso Piedade – Morte de Euclides da Cunha”

A disciplina Filosofia do Direito, do curso de Direito do Campus de Natal, vai realizar no próximo dia 23 mais um Júri Simulado no auditório do CAN/UERN, a partir das 19h. O evento será aberto para toda comunidade estudantil.

O júri será construído tendo como tema “O Caso Piedade – Morte de Euclides da Cunha”. Em 1909, Euclides da Cunha (escritor de “Os Sertões”) foi atingido por um tiro certeiro disparado por Dilermando Cândido de Assis. Conhecida como “A tragédia da Piedade”, em alusão ao bairro carioca onde ocorreu o fato, a história que marcou o fim do célebre escritor deixou o país chocado, transformou-se em uma questão nacional, despertando o interesse da opinião pública, do Judiciário e, ainda, hoje fomentando reflexões acaloradas sobre as circunstâncias da morte e da sua real motivação.

“Assim, o debate em torno das teses da Acusação e da Defesa se faz bastante pertinente, enquanto objeto de estudo crítico da Filosofia do Direito, mediante a reconstrução de época (laboratório jurídico), para fins de lapidar o talento do corpo discente (alunos matriculados no 2º período do Curso de Direito) em face ao mister da labuta pela Causa sublime da Justiça através do exercício profissional das Carreiras Jurídicas (Advocacia, Ministério Público e Magistratura)”, explicou a professora Aurélia Carla, titular da disciplina e organizadora do Júri.