Décima edição homenageia Teatro Nordestino e Ariano Suassuna

Foi lançada nesta quarta-feira, (02), a décima edição do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, o FESTUERN 2014. Neste ano, o Festival aborda o tema “Teatro Nordestino”, tendo como grande homenageado o escritor Ariano Suassuna, cujas obras servirão de inspiração para os espetáculos teatrais e para a equipe artística do Festival. O lançamento foi aberto pelo Quarteto de Guitarras do Conservatório de Música D’alva Stella Nogueira Freire.

De acordo com o Pró-Reitor de Extensão da UERN, Prof. Etevaldo Almeida, Ariano Suassuna foi escolhido para ser homenageado no Festival devido a sua importância para a cultura nordestina. “A nosso ver, Ariano Suassuna é o maior representante do teatro nordestino”, afirmou, ressaltando que o FESTUERN é considerado o maior evento da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e o maior festival de teatro escolar do Estado.

O projeto tem como objetivo unir a arte a educação e proporcionar a criação de grupos teatrais permanentes nas escolas públicas do Rio Grande do Norte, de forma a transformar socioculturalmente a comunidade escolar. Nesta edição, 30 escolas estão participando do FESTUERN, sendo 15 estaduais, 13 municipais e 02 institutos federais, dos seguintes municípios: Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Barcelona, Currais Novos, Guamaré, Lajes, Macau, Mossoró, Patu, Pau dos Ferros, Pendências e São Gonçalo do Amarante.

Todas as escolas participantes receberão uma série de atividades didático-pedagógicas que consistem em diversas ações dentro da escola, englobando várias disciplinas e campos do conhecimento, tendo como base a peça apresentada pelo grupo teatral. Essas atividades serão orientadas pelos docentes da UERN e executadas pelos professores das escolas. Além disso, os grupos também serão contemplados com oficinas de formação continuada para os coordenadores e integrantes dos grupos artísticos, ministradas por professores da UERN, que serão desenvolvidas em módulos e contarão com a participação de dois professores e um diretor artístico dos grupos.

Estes módulos terão como objetivo promover ações para o aprimoramento do espetáculo, visando o seu aperfeiçoamento para o Festival através do aprendizado de várias técnicas cênicas, como também oferecer uma formação continuada durante a fase pré-festival aos professores das escolas envolvidas para que sejam agentes multiplicadores destas ações com atividades transdisciplinares sob o acompanhamento das equipes artística e pedagógica deste Festival. As apresentações serão realizadas no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, de 13 a 20 de outubro.

Este ano também contará com a terceira edição do Circuito FESTUERN, que oportunizará aos cinco espetáculos apresentados no Festival uma turnê entre várias cidades do Rio Grande do Norte.

O FESTUERN 2014 conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte e da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, Lei Câmara Cascudo, além do apoio da Prefeitura de Mossoró e da TV Cabo Mossoró.