DAIN reune corpo de vigilância para debater a inclusão

A Diretoria de Apoio à Inclusão reuniu, na noite do dia 13 de maio, no auditório do Curso de Música, Campus Central, o Departamento de Segurança da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte para a primeira aproximação quanto à discussão sobre a inclusão e o acompanhamento aos discentes com Necessidades Educacionais Especiais.

Esse momento provocou reflexões, debates e aprofundamentos, cujo objetivo é manter um diálogo permanente junto aos vários segmentos da Universidade, considerando a firme convicção de que o processo de inclusão começa pela concepção de que ela está em nós, em nossas ações, em nosso desejo como sujeitos da inclusão a partir de todas as vozes da UERN.

A professora Ana Lúcia Aguiar, Diretora da DAIN, considerou um encontro com “efetiva participação da instituição, cuja dinâmica provocou uma roda de narrativas de experiências na vivência do contato com discentes com deficiência durante o desempenho de suas atividades”. No encontro foi abordado temas sobre os desafios e possibilidades bem como perguntas a cerca da inclusão e como lidar com os discentes com deficiência.

O chefe do Setor de Segurança do Campus Central da UERN, Hiroito Falcão, considerou o momento único e edificante e afirmou “que o encontro permitiu, pela primeira vez na Universidade, estarmos sentados lado a lado discutindo com todos os que trabalham na UERN sobre a Educação Especial, a Inclusão na UERN e o trabalho da Diretoria de Apoio à Inclusão”. Na ocasião, representaram o Departamento de Segurança da UERN, seguranças do Conservartório de Música, do Edifício Epílogo de Campos, da Faculdade de Enfermagem, do Curso de Letras, da Reitoria, da Garagem e da COMPERVE, sempre buscando um diálogo inclusivo.