Programa de Pós-Graduação promove Workshop para receber os alunos de 2014 na UERN

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação (PPgCC), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), promove desde a manhã desta segunda-feira (24) um Workshop para receber os alunos matriculados este ano. O encontro terá continuidade durante todo o período vespertino com a palestra da professora Claúdia Linhares, pesquisadora nível 1, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ela fala sobre a avaliação da Pós-Graduação em Ciências da Computação.

Segundo o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação (PPgCC), da UERN, professor Rommel Wladimir de Lima, a realização do I Workshop sobre o Programa tem como objetivo receber os alunos do curso para o ano de 2014, mostrando o programa para eles e sobre a atuação das duas instituições envolvidas que são UERN e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). O ponto alto da programação será a exposição que a professora Claúdia Linhares fará sobre “Avaliação da Pós Graduação em Ciências da Computação”.

Neste primeiro momento do Workshop, Rommel Wladimir disse aos novos alunos que eles irão receber mais informações sobre o funcionamento do curso e de toda a infraestrutura oferecida pelas duas instituições envolvidas no programa, a exemplo do número de professores e laboratórios disponibilizados.

De acordo com o Coordenador do PPgCC, no triênio passado, o programa foi avaliado 2010/2012 e continua com conceito 3 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e neste triênio “[…] estamos estudando como a gente consegue evoluir um pouco nessa avaliação”, disse.

Aos novos alunos, o professor explicou que o programa de Ciências da Computação foi criado em 2008 e vem evoluindo desde a quantidade de alunos que entram no programa, como também relacionado com a produção. Informou que o PPgCC tem crescido a cada ano e que “agora procuramos também melhorar a qualidade da nossa produção”.  Ele informou que até o momento, o programa já contou com a passagem de 130 alunos, sendo que 76 titulados já receberam os seus diplomas de mestres em Ciências da Computação e atualmente conta com 54 alunos matriculados, com 29 alunos de 2014 e 25, de 2013. Depois, foi a vez do vice-coordenador do Programa na UFERSA, professor Sílvio Roberto Fernandes de Araújo, que também falou sobre a estrutura oferecida pela instituição, no que diz respeito ao número de professores e de laboratórios na parceria com a UERN.

O Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pedro Fernandes Ribeiro Neto, destacou, na oportunidade, as inovações implantadas hoje, que facilitam o acesso direto do estudante ao programa. E que graças a esse esforço, com a implantação do programa podemos contar com o ingresso de 25 alunos. “Estamos com o conceito 3, estamos na média, mas ainda falta algo para atingir os nossos objetivos, já que a modernização avança”, comentou.

Pedro Fernandes disse ter muito orgulho de ter participado da criação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e está trabalhando nessa parte de engenharia de software. E falou sobre a edificação do Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software, que foi um projeto aprovado em 2010, mas algumas dificuldades surgiram e dificultaram a sua conclusão.

PROGRAMA – O PPgCC – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação tem como base uma parceria, no modelo de Associação Ampla, entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. A infraestrutura é compartilhada entre as duas instituições.

Os alunos assistem aulas e desenvolvem seus projetos de pesquisa em ambas (UERN e UFERSA), fisicamente vizinhas. Laboratórios, bibliotecas, salas de aula, auditórios, salas de professores, instalações para alunos e demais recursos estão disponíveis em tempo integral tanto na UERN como na UFERSA.