Discente defende dissertação sobre modelos cosmológicos

O aluno do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF), Rafael da Costa Nunes, defende no próximo dia 10, às 8h, no Auditório do PRODEPE (FANAT), Campus Central da UERN, sua dissertação, sob o título ” Vínculos observacionais sobre modelos cosmológicos com interação no setor escuro.”

A Banca Examinadora será presidida pelo Professor Orientador Dr. Edésio Miguel Barboza Junior e conta com a participação do Professor Dr. Ronaldo Carlotto Batista (Examinador Externo-ECT-UFRN) e do Professor Dr. Fábio Cabral Carvalho (Examinador Interno-UERN).

Rafael da Costa Nunes foi selecionado para o doutorado pleno na Universidade Autônoma de Barcelona pelo programa Ciência sem Fronteiras. Na UAB, Rafael irá trabalhar sob a supervisão do cosmólogo Diego Pavón.

Resumo da dissertação:

Observações astronômicas realizadas nos últimos 15 anos envolvendo supernovas do tipo Ia, radiação cósmica de fundo e estruturas em grandes escalas indicam que o universo é descrito por um modelo cosmológico espacialmente plano e que se encontra num estágio de expansão acelerada. A causa da aceleração é desconhecida e constitui um dos maiores desafios para a cosmologia moderna. O modelo que melhor descreve os dados apresenta inconsistências teóricas e, devido a esses problemas, vem se propondo cenários alternativos.
Nesta dissertação o autor investiga modelos de interação no setor escuro (matéria escura e energia escura) descrevendo a energia escura por um equação de estado dependente do tempo. Vínculos observacionais sobre os parâmetros de cada cenário proposto são obtidos a partir de uma análise estatística envolvendo quatro conjuntos de dados observacionais independentes. Os resultados são compatíveis, contudo, o autor mostra que, a luz dos dados atuais, modelos com interação no setor escuro, assim como modelos dinâmicos de energia escura, não podem ser descartados.