Gestão Ambiental da UERN inicia pesquisa sobre a dinâmica microclimática por Martins e Portalegre

O professor Dr. Rodrigo Guimarães, do Departamento de Gestão Ambiental, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN), informa que o Laboratório de Análise Ambiental e Ecologia Aplicada (LBECO), deu início as pesquisas de campo sobre a dinâmica microclimática da Região Serrana, pelos municípios de Martins e Portalegre.

Segundo ele esta etapa de campo da pesquisa que visa compreender a dinâmica microclimática na região serrana envolve diretamente os municípios de Martins, Portalegre, Serrinha dos Pintos, Francisco Dantas, Umarizal. O pesquisador disse que o relevo influencia diretamente na dinâmica da atmosfera e modifica parâmetros como temperatura, umidade e precipitação.

Na primeira etapa o monitoramento será feito no período de um ano em 06 mini-estações distribuídas na região. “Com a pesquisa poderemos caracterizar melhor o clima da serra, compreender como ocorre a distribuição da água e entender a formação dos brejos de altitude (locais que apresentam uma mata úmida, diferenciada do padrão regional do bioma caatinga)”, destacou Rodrigo Guimarães.

O projeto tem financiamento do CNPQ e conta com a parceria das prefeituras de Portalegre e Serrinha dos Pintos e dos Hotéis Serrano e Portal da Serra, além de moradores da região.