Aluno de mestrado defende dissertação

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Física da UERN/UFERSA convida a comunidade universitária para assistir a defesa de Dissertação do Mestrado Acadêmico em Física do discente Francisco Adriano de Lima Santiago.

A defesa será realizada no dia 2 de agosto de 2013 as 10h no Campus Central desta instituição, na Sala de Seminário de Física na FANAT. O trabalho tem como título a “Modelagem e Simulação Numérica de Espalhamento de Nêutrons em Filmes Finos de Hólmio”.  O  orientador foi o Prof. Dr. Vamberto Dias de Mello (UERN), que terá na banca a companhia do Prof. Dr. Dory Hélio Aires L. Anselmo (Examinador Externo / UFRN) e o Prof. Dr. João Maria Soares (Examinador Interno / UFRN).

Veja o resumo do trabalho:

Muito do nosso entendimento da estrutura em escala atômica e as propriedades dinâmicas dos sólidos e líquidos foram adquiridas com o estudo de espalhamento de nêutrons. O espalhamento de nêutrons elástico e inelástico fornece um detalhamento sem precedentes das estruturas de spins, espectros de excitação magnética, transições de fase magnética, sendo este incomparável com outras técnicas experimentais. O primeiro estudo de espalhamento de nêutrons no Hólmio foi realizado por Koehler, que identificou a estrutura magnética como uma hélice no plano-basal na temperatura de Néel de (~132K).  Na temperatura de aproximadamente 20K, o Hólmio forma uma única estrutura denominada de spin-slip. Neste contexto, investigaremos neste trabalho, através de simulação numérica de espalhamento de nêutrons as fases magnéticas de volume e de filmes finos de Hólmio com diferentes espessuras, no intervalo de temperatura de 20K para 132K para um campo externo aplicado no plano basal. O estudo foi realizado utilizando um algoritmo de campo local auto-consistente, que nos permite calcular a função de correlação spin-spin estática que é proporcional á intensidade de espalhamento.