O Professor da Faculdade de Ciências da Saúde da UERN, Francisco Xavier Dantas Lins, realizou na última terça-feira (29), na Faculdade de Medicina da UERN, o lançamento do livro “Condução clínica do paciente com cirrose hepática”. O Professor Francisco Xavier Dantas Lins é coordenador do Nucléolo de Estudo do Fígado (NEF), que é composto atualmente, por doze acadêmicos de medicina: Camila Gabriella da Silva Queiroz, Fábio Pereira Soares de Araújo, Flaviane Alcantara da Cunha, José Wilson Linhares Júnior, Kátia Pinheiro de Souza, Katiane Gomes Mendes, Renê Stéfano Costa Pontes, Samila Marissa Pinheiro Gomes, Waléria Ronina Feitosa Gomes, Diego David Dantas Maia, Antônio Carlos de Moura Neto e Micaelly Moura de Medeiros.
O Nucléolo tem como objetivo principal a prestação de assistência integral aos pacientes com doenças hepáticas, no que diz respeito ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento de suas enfermidades, utilizando para isso as dependências dos ambulatórios da FACS e do Hospital Regional Tarcísio Maia, além de contar com o apoio e ajuda de serviços específicos de referência, como a Central de Transplante de Fígado do Hospital Walter Cantídio em Fortaleza-CE, para encaminhamento para transplante hepático, além de promover a prevenção às hepatites virais, através do encaminhamento dos pacientes para vacinação e atendimento de suporte em urgência em hospital de referência.
O livro “Condução clínica do paciente com cirrose hepática” é resultado das atividades do NEF com o objetivo de orientar estudantes de medicina e médicos no conhecimento detalhado e manejo dos pacientes com essa enfermidade, de forma integral, contribuindo com conhecimento e melhoria do tratamento prestado à população, além de servir para os próprios pacientes e familiares para que entendam melhor sua doença.
O Dr. Gustavo Rego Coelho, cirurgião assistente do serviço de transplante hepático do Hospital das clínicas da Universidade Federal do Ceará (UFC), proferiu palestra sobre o tema “Transplante hepático: a experiência em um serviço de referência”.
O NEF funciona desde abril de 2010, sendo atualizado a cada ano com renovação de seus membros através de processo seletivo. O exercício de 2012 foi finalizado com a publicação deste livro.