Após realização e sucesso das oficinas do Projeto Maratona Fotográfica, teve início a preparação efetiva para os dias da competição que registrará de forma sustentável e funcional as águas do rio Apodi-Mossoró em cada uma das cidades-polo banhadas pelo manancial. A competição foi aberta sábado (6) e ocorrerá até 20 de abril.
No sábado (6) as atividades ocorreram em Luís Gomes, e no domingo (7) em Pau dos Ferros. Segundo o cronograma, dia 13 será em Apodi, 14 em Mossoró e 20 em Areia Branca. Os participantes se encontrarão nos locais indicados pela organização no site do projeto http://proex.uern.br/maratonafotografica, às 7 horas do dia da competição.
No site também estão presentes data e local da distribuição do material que será utilizado no dia. A maratona ocorrerá apenas pela manhã. Os fotógrafos responsáveis por cada cidade-polo estarão incumbidos de indicar três lugares potenciais para a produção das fotografias, disponibilizando para cada local 1 (uma) hora, totalizando, em média, 3 horas de competição.
No dia da competição os responsáveis pelo projeto terão a função apenas de logística e instruções gerais. Os participantes não poderão tirar dúvidas pessoais e/ou mostrar/divulgar as imagens feitas para a maratona. Terão total liberdade para fotografar nos pontos pré-estabelecidos pela organização do evento, de acordo com a cidade onde se inscreveu, obedecendo data, horário e local de partida da equipe daquela respectiva cidade.
Cada participante deverá inscrever 5 fotografias. As fotos poderão ser em cores ou em preto e branco, ficando a critério dos participantes. A entrega do material deve acontecer em até sete dias úteis após a realização da Maratona no mesmo local da inscrição da respectiva cidade.
As fotografias escolhidas pelos competidores serão depositadas em envelopes personalizados com pseudônimos, no intuito de promover um resultado justo e imparcial. As fichas de identificação estão disponibilizadas para impressão na página do evento.
A premiação ocorrerá no dia 9 de maio em Mossoró.
Texto: Jéssica Fernandes