Conferência abre em Mossoró o 1º Salão de Iniciação Científica da UERN

Uma conferência ministrada pela professora Ana Lúcia Aguiar nesta segunda-feira (18/02) no Campus Central de Mossoró, abriu oficialmente, o 1º Salão de Iniciação Científica do Ensino Médio (1º SIC-EM) promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) através do Departamento de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O evento será levado aos seis Campi da UERN. Depois de Mossoró, será a vez de Patu, Pau dos Ferros, Natal, Caicó e Assu. Ana Luzia aborda por toda a manhã desta segunda-feira o tema “ Caminhos da Iniciação Científica: a contribuição do PIBIC Ensino Médio”, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC). O SIC-EM tem como público-alvo professores coordenadores de projetos, alunos bolsistas do PIBIC-EM, gestores das escolas parceiras e comunidade universitária em geral. O objetivo é socializar e avaliar as experiências de Iniciação Científica possibilitadas pelo PIBIC-EM, articulando UERN/Escolas parceiras.

A Coordenadora do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da UERN, Ivonete Soares, disse que trata-se de uma experiência de Bolsa de Iniciação Científica envolvendo pesquisadores da UERN com alunos do ensino médio. Em Mossoró, a parceria é com a Escola Estadual Abel Freire Coelho. A Universidade dispõe atualmente de 40 bolsas de Iniciação Científica para estudantes de ensino médio, e já iniciou nova seleção para projetos de pesquisas para cotas de 2013/2014. O projeto é de que a UERN seja contemplada com mais 50 bolsas.

A Programação

MOSSORÓ – DIA 18 DE FEVEREIRO DE 2013 – Segunda-feira

LOCAL: Campus de Mossoró – Auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais.

Hora: 8h às 9h – Conferência – Caminhos da Iniciação Científica: a contribuição do PIBIC Ensino Médio. Ana Lúcia Aguiar, Faculdade de Educação – FE.

Hora: 9h às 12h – Mesas Coordenadas – Apresentação de experiências do PIBIC EM do Campus de Mossoró.

PATÚ – DIA 19 DE FEVEREIRO DE 2013 – Terça-feira

LOCAL: Campus de Patu – Auditório do Campus de Patu.

Hora: 8h às 9h – Conferência – Caminhos da Iniciação Científica: a contribuição do PIBIC Ensino Médio. Ramiro Varela Camacho, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais – FANAT.

Hora: 9h às 12h – Mesas Coordenadas – Apresentação de experiências do PIBIC EM do Campus de Patu. Professores coordenadores de projetos e alunos bolsistas.

PAU DOS FERROS – DIA 19 DE FEVEREIRO DE 2013 – Terça-feira

LOCAL: Campus de Pau dos Ferros – Auditório do Campus de Pau dos Ferros.

Hora: 14h30 às 15h30 – Conferência – Caminhos da Iniciação Científica: a contribuição do PIBIC Ensino Médio. Rosalvo Nobre Carneiro, Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais – FAFIC.

Hora: 15h30 às 17h30 – Mesas Coordenadas – Apresentação de experiências do PIBIC EM do Campus de Pau dos Ferros. Professores coordenadores de projetos e alunos bolsistas.

NATAL – DIA 21 DE FEVEREIRO DE 2013 – Quinta-feira

LOCAL: Campus de Natal – Auditório do Campus de Natal.

Hora: 13h30 às 14h30 – Conferência – Caminhos da Iniciação Científica: a contribuição do PIBIC Ensino Médio. Karla Darlene Nepomuceno Ramos, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais – FANAT.

Hora: 14h30 às 17h – Mesas Coordenadas – Apresentação de experiências do PIBIC EM do Campus de Natal.

CAICÓ – DIA 26 DE FEVEREIRO DE 2013 – Terça-feira

LOCAL: Campus de Caicó – Auditório do Campus de Caicó.

Hora: 8h às 9h – Conferência – Caminhos da Iniciação Científica: a contribuição do PIBIC Ensino Médio. Iron Macêdo Dantas, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais – FANAT.

Hora: 9h às 12h – Mesas Coordenadas – Apresentação de experiências do PIBIC EM do Campus de Caicó.

ASSU – DIA 26 DE FEVEREIRO DE 2013 – Terça-feira

LOCAL: Campus de Assu – Auditório do Campus de Assu.

Hora: 14h30 às 15h30 – Conferência – Caminhos da Iniciação Científica: a contribuição do PIBIC Ensino Médio. Iron Macêdo Dantas, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais – FANAT.

Hora: 15h30 às 17h30 – Mesas Coordenadas – Apresentação de experiências do PIBIC EM do Campus de Assu. Professores coordenadores de projetos e alunos bolsistas.