UERN REALIZA 1° SEMINÁRIO AVALIATIVO DO PIBID

Foi aberto na manhã desta quinta-feira o 1° Seminário Avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade do Estado Rio Grande do Norte (PIBID/UERN). O evento transcorre no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), Campus Central, hoje(17) e amanhã(18) reunindo alunos e professores.

O discurso de abertura foi proferido pelo reitor da UERN, prof. Milton Marques de Medeiros. Ele citou a mudança de pensamento em termos de gestão educacional no Brasil como forma de garantir programas como esse. “Esse é um programa da maior relevância fruto das mudanças que vemos na educação. Antes, o ensino superior ficava totalmente isolado da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio. Não era por aí o caminho. Não há como desenvolver a educação sem que haja um só eixo”, frisou.

O reitor elogiou o empenho dos professores da UERN que tornaram o PIBID uma realidade. “Sem nossos mestres e doutores essa oportunidade passaria ao lado sem ser notada”, acrescentou.
O pró-reitor de Ensino de Graduação, prof. João Batista Xavier, diz que além do PIBID outros projetos estão sendo viabilizados. “Essa nova universidade será construída por nós aqui e agora. É um processo que exige empenho de cada um de nós”, acrescentou.

A pró-reitora adjunta de Ensino de Graduação, profa. Anadja Braz é a coordenadora do PIBID/UERN. Ela destacou que o programa já começa a colher frutos. “O PIBID tem feito com ensino e extensão dialoguem. Durante esses dez meses do programa já detectamos a elevação do desempenho acadêmico dos bolsistas”, avaliou. A declaração da coordenadora é confirmada pelo bolsista Kennedy Domingos, aluno do curso de biologia da UERN. “Sinto-me privilegiado por essa conquista que vai colaborar bastante em minha atuação na docência”, frisou.

Para a professora Ms. Maria Helena, do curso de Biologia, o PIBID é um estimulo. “É um programa fundamental para a universidade. O professor geralmente é bastante desvalorizado e essa iniciativa vem para mudar esse quadro valorizando a formação docente”, concluiu.

PIBID – O PIBID é um programa do Ministério da Educação no qual os alunos bolsistas são incentivados a exercer a docência ministrando aulas nas escolas públicas. São mais de 120 alunos da UERN indicados pelos cursos de Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química do Campus Central; Filosofia do Campus Avançado do Seridó (CAS) em Caicó;  e Letras do  Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM) em Pau dos Ferros.