CURSO DE DIREITO REALIZA ‘I FÓRUM EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E VIOLÊNCIA’

No próximo dia 28 será realizado, no Campus de Natal, o I Fórum Educação, Direitos Humanos e Violência, com o tema “Cultura dos Direitos Humanos, Cultura da Paz”. O evento é uma iniciativa do Curso de Direito, sob a coordenação geral da professora Maria Audenôra das Neves Silva Martins.

Segundo seus organizadores, o evento se justifica pelo aumento e banalização da violência nas relações interpessoais de todos os tipos e em todos os lugares na sociedade brasileira. “A violência contra crianças, jovens, mulheres, homens e idosos, independente da classe social, vem aumentando”, justifica a coordenadora geral do Seminário.

O “I Fórum Educação, Direitos Humanos e Violência” tem por objetivo incentivar a reflexão e o debate da cultura dos direitos humanos como forma de enfrentamento à cultura da violência.

“Tendo em vista que a Educação é a principal arma para não permitir que a violência se torne “um estilo de vida”, acreditamos que todos devem somar esforços e atuar de forma integrada e contextualizada, não considerando a questão da violência como exclusiva preocupação da segurança pública”, acrescenta a professora Audenôra.

Os temas que estarão em discussão no evento são: o estudo da violência, a violência contra a criança e o adolescente; as mulheres em situação de violência doméstica: limites e possibilidades de enfrentamento; a adolescência, o judiciário e a sociedade; um olhar sobre o delinqüente; os direitos humanos e cidadania, e projeto de pesquisa: direitos humanos, educação e violência simbólica (estudo do conceito de violência simbólica no contexto escolar e sua relação com o abandono intelectual).

O Fórum será dividido em dois momentos. No primeiro, serão ouvidos os seguintes expositores: Maria Margarida Simplício de Souza (conselheira e coordenadora do Núcleo de Assistência Jurídica da OAB/RN), Rossana Roberta Pinheiro de Souza (coordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias – Codimm/Sesed), juiz Sérgio Roberto Nascimento Maia (da 2ª Vara da Infância da Juventude da Comarca de Natal), professora Tereza de Lisieux Lopes Frota (Autora do livro: Entre o pavilhão e o inferno – a trajetória dos meninos infratores no CEDUC-Pitimbu), professor Otávio Augusto Tavares (Secretário de Educação do Estado do RN), e o jornalista  Flávio Rezende (ativista social e Presidente da Casa do Bem).  O professor Sérgio Alexandre de Morais Braga Júnior, da UERN, será o coordenador dos trabalhos.

No segundo momento, haverá a participação dos alunos do 2º período de Direito do Campus de Natal e do Núcleo de Nova Cruz.

A comissão organizadora do evento é formada por alunos do CAN e do Núcleo de Nova Cruz, com a orientação das coordenadoras do curso de Direito nas duas unidades, professoras Patrícia Moreira e Aurélia Queiroga.

O evento tem o apoio da Livraria Siciliano, da Aduern e do Núcleo de Eventos do CAN/Uern.

SERVIÇO:
I Fórum Educação, Direitos Humanos e Violência