O Núcleo de Ensino de Línguas e Literatura (NELL) do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), em Pau dos Ferros, está com inscrições abertas para cursos de língua. As inscrições podem ser feitas até o dia 30/4.
Para se inscrever, o aluno deverá fazer depósito no valor de R$ 10,00 – a título de taxa de inscrição – na Conta Corrente nº 49.382-1, Agência 0036-1 do Banco do Brasil (não é aceito comprovante de depósito em envelope de auto-atendimento), em seguida preencher ficha de matrícula fornecida no Departamento de Letras/CAMEAM/UERN.
O aluno poderá se matricular no horário de 8 às 12 e de 19 às 22 horas no Departamento de Letras/CAMEAM/UERN.O comprovante de pagamento deve ser apresentado no ato da inscrição. Nos Núcleos Avançados de Educação Superior (NAESU’s) as inscrições poderão ser realizadas na secretaria do Núcleo, das 19 às 22 horas.
As aulas serão iniciadas na primeira semana de maio. Informações complementares podem ser obtidas com o professor mestre Carlos Magno Viana Fonseca, coordenador do NELL do CAMEAM pelo telefone (84) 3351-2275 ou pelo e-mail carlosmagno@uern.br.
NA ÁREA DE LÍNGUA E LITERATURAS ESPANHOLA
CURSO |
EMENTA |
TUTOR |
MONITOR |
LOCAL |
Espanhol Instrumental |
Estudos para o desenvolvimento da habilidade de leitura e compreensão de textos em língua espanhola. |
Carla Aguiar |
Géssica Nunes |
São Miguel 2ª e 4ª 19 às 21h |
Fundamentos da Lg. Espanhola (para professores da rede básica) – TURMA A |
Estudos das estruturas linguísticas básicas da língua espanhola através de atividades que envolvam as quatro habilidades linguísticas. |
Carla Falcão |
Maura Fábia |
São Fco do Oeste Sábado – 13h às 17 h |
Fundamentos da Língua Espanhola – TURMA A |
IDEM |
Shirliane Aguiar |
Fco Fernandes |
Pau dos Ferros/CAMEAM 2ª e 4ª – 14 às 15h 30min |
Língua Espanhola I – TURMA A |
Aprofundamento no estudo da língua espanhola em todas as habilidades linguísticas: audição/conversação, leitura e produção de textos. |
Shirliane Aguiar |
Fco Osival |
Pau dos Ferros/CAMEAM 2ª e 4ª – 14 às 15h 30min |
Fundamentos da Língua Espanhola – TURMA B |
IDEM |
Shirliane Aguiar |
Viviane Raquel |
Pau dos Ferros/CAMEAM 3ª e 5ª – 14 às 15 30 |
Espanhol Comunicação: Nível Intermediário – TURMA A |
Ensino de oralidade em Língua Espanhola através da prática de conversação em nível intermediário. A referida prática dar-se-á por meio de atividades orais que envolvam temas de interesse. |
Carla Falcão |
Carla Falcão |
Pau dos Ferros/CAMEAM 5ª feiras – 20h30min às 22h |
Espanhol Conversação: Nível Intermediário – TURMA B |
IDEM |
Glauber Moreira |
Nildaécio Lindomar |
Pau dos Ferros/CAMEAM |
Espanhol para Crianças |
Estudos das estruturas linguísticas básicas da língua espanhola através de atividades que envolvam as quatro habilidades linguísticas. |
Glauber Moreira |
Elvis Alves |
Serrinha dos Pintos Domingo 8 às 11 h |
Língua Espanhola I – TURMA B |
IDEM |
Glauber Moreira |
Márcia Silvaneide Leite |
A definir |
Língua Espanhola I – TURMA C |
IDEM |
Sheila Maria |
Maria Renata dos Santos |
Água Nova |
Fundamentos de Língua Espanhola – TURMA C |
IDEM |
Sheila Maria |
Elaine Carla da Costa |
José da Penha |
Fundamentos de Língua Espanhola – TURMA D |
IDEM |
Sheila Maria |
Cristina Rodrigues |
Pau dos Ferros A COMBINAR |
Fundamentos de Língua Espanhola – TURMA E |
IDEM |
Sheila Maria |
Aila Maria |
Encanto |
1.2 NA ÁREA DE LÍNGUA E LITERATURAS INGLESA
CURSO |
EMENTA |
TUTOR |
MONITOR |
LOCAL |
Inglês Instrumental – TURMA A |
Estudos para o desenvolvimento da habilidade de leitura e compreensão de textos em língua inglesa. |
Marcos Nonato |
George Amaral de Oliveira |
Frutuoso Gomes Sábado |
Inglês para Crianças – TURMA A |
Estudo de estruturas e vocabulário elementares da língua inglesa, por meio de atividades envolvendo as quatro habilidades lingüísticas básicas, com foco principal na oralidade e na audição. |
Marcos Nonato |
Kalina Karla Costa Queiroz |
Martins Sábado |
Fundamentos de Lg Inglesa – TURMA A |
Estudos das estruturas e do vocabulário elementares da Língua Inglesa através de atividades envolvendo as quatro habilidades lingüísticas básicas. Leitura intensiva e extensiva. |
Nilson Barros |
Rosamilton |
Riacho de Santana |
Fundamentos de Lg Inglesa – TURMA B |
IDEM |
Nilson Barros |
Lyon |
Marcelino Vieira |
Lg Inglesa I |
Aprofundamento de estudos das estruturas e do vocabulário elementares da língua inglesa. Audição, conversação, leitura e produção textual. |
Nilson Barros |
Raquel Sales Duarte |
Lucrécia |
Inglês para Crianças – TURMA C |
IDEM |
Nilson Barros |
Fernando Júnior |
Pau dos Ferros
|
Inglês para Crianças – TURMA C |
IDEM |
Marcos Nonato |
Raquel Sales Duarte |
Lucrécia |
Inglês para Crianças – TURMA D |
IDEM |
Marcos Nonato |
Francisco Elton Duarte Leite |
Lucrécia |
1.3 NA ÁREA DE LÍNGUA FRANCESA
CURSO |
EMENTA |
TUTOR |
MONITOR |
LOCAL |
Língua e Cultura Francesa |
Expressar-se em francês em situações comunicativas. Fixar estruturas gramaticais e lexicais elementares. Praticar exercícios de fonética e de expressão. Perceber usos do francês em contextos interculturais diversos. |
Sebastião Cardoso |
Sebastião Cardoso |
Pau dos Ferros Quarta e Sexta16h às 17h30 min |
1.4 NA ÁREA DE LÍNGUA E LITERATURAS PORTUGUESA
CURSO |
EMENTA |
TUTOR |
MONITOR |
LOCAL |
Literatura Brasileira e Cinema |
Relações entre a teoria fílmica e a teoria literária. Adaptação: do texto para as telas. Elementos de composição narrativa. O espaço. Os personagens. O foco narrativo. Realismo e Imaginação. Violência, Moral e Ética. Alguns filmes e textos: O Contador de Histórias, O Pequeno Príncipe, Alice no País das Maravilhas, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Mutum etc, alguns curtas e documentários. |
Wellington Medeiros |
Catiana Francelino de Queiroz e Susicleide Fernandes Sabino |
Serrinha dos Pintos Sábado |
Literatura Brasileira e Música Popular Brasileira |
Relações entre a teoria literária e a canção. O Ritmo: o poema, a poesia e a canção. A Música Popular Brasileira: sua história, principais nomes e músicas. A canção e suas características: românticas, de protesto, o samba, a bossa nova, a jovem guarda, o tropicalismo e o “pop”. Estudo de algumas canções e sua “performance” literária: de Carmem Miranda a Adriana Calcanhoto (alguns nomes femininos), de Vicente Celestino a Chico César (o mundo masculino e seus valores). |
Wellington Medeiros |
Tamise Melise Andrade Lopes |
Paraná Sábado |
|
|
|
|
|
Produção Textual I – TURMA A |
Noções de Texto e de Textualidade. As qualidades e os defeitos de um texto. O parágrafo. Coerência. Coesão. |
Cezinaldo Bessa |
Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento |
Marcelino Vieira |
Produção Textual I – TURMA C |
IDEM |
Eliza Freitas |
Michel Cristiano |
Pau dos Ferros/CAMEAM Sexta, das 14h 17h |
Produção Textual II |
O texto acadêmico: resumo, resenha, artigo científico. Modos de estruturação. Semelhanças e diferenças. |
Crígina Cibele |
Maria das Graças Pereira |
Tenente Ananias |
Produção Textual IV |
Os gêneros digitais. Operacionalização e Funcionalidade. |
Eliza Freitas |
Flávia Rodrigues de Melo |
Alexandria |
Literatura e Vestibular – TURMA A |
Estudo crítico das obras literárias do vestibular da UERN, investigando, além dos aspectos estéticos, as relações históricas, filosóficas, sociais e culturais manifestadas nesses textos. |
Roniê Rodrigues |
Glênio Arthur de Souza Bessa |
Taboleiro Grande Sábado |