...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

NEEL INSCREVE CANDIDATOS ATÉ O DIA 30

O Núcleo de Ensino de Línguas e Literatura (NELL) do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), em Pau dos Ferros, está com inscrições abertas para cursos de língua. As inscrições podem ser feitas até o dia 30/4.

Para se inscrever, o aluno deverá fazer depósito no valor de R$ 10,00 – a título de taxa de inscrição – na Conta Corrente nº 49.382-1, Agência 0036-1 do Banco do Brasil (não é aceito comprovante de depósito em envelope de auto-atendimento), em seguida preencher ficha de matrícula fornecida no Departamento de Letras/CAMEAM/UERN.

O aluno poderá se matricular no horário de 8 às 12 e de 19 às 22 horas no Departamento de Letras/CAMEAM/UERN.O comprovante de pagamento deve ser apresentado no ato da inscrição. Nos Núcleos Avançados de Educação Superior (NAESU’s) as inscrições poderão ser realizadas na secretaria do Núcleo, das 19 às 22 horas.

As aulas serão iniciadas na primeira semana de maio. Informações complementares podem ser obtidas com o professor mestre Carlos Magno Viana Fonseca, coordenador do NELL do CAMEAM pelo telefone (84) 3351-2275 ou pelo e-mail carlosmagno@uern.br.

  

  

  

NA ÁREA DE LÍNGUA E LITERATURAS ESPANHOLA

CURSO

EMENTA

TUTOR

MONITOR

LOCAL

Espanhol Instrumental

Estudos para o desenvolvimento da habilidade de leitura e compreensão de textos em língua espanhola.

Carla Aguiar

 

Géssica Nunes

São Miguel

2ª e 4ª 19 às 21h

Fundamentos da Lg. Espanhola (para professores da rede básica) – TURMA A

Estudos das estruturas linguísticas básicas da língua espanhola através de atividades que envolvam as quatro habilidades linguísticas.

 

Carla Falcão

 

Maura Fábia

São Fco do Oeste

Sábado – 13h às 17 h

Fundamentos da Língua Espanhola – TURMA A

IDEM

Shirliane Aguiar

 

Fco Fernandes

Pau dos Ferros/CAMEAM

2ª e 4ª – 14 às 15h 30min

Língua Espanhola I – TURMA A

Aprofundamento no estudo da língua espanhola em todas as habilidades linguísticas: audição/conversação, leitura e produção de textos.

Shirliane Aguiar

 

Fco Osival

Pau dos Ferros/CAMEAM

2ª e 4ª – 14 às 15h 30min

Fundamentos da Língua Espanhola – TURMA B

IDEM

Shirliane Aguiar

 

Viviane Raquel

Pau dos Ferros/CAMEAM

3ª e 5ª – 14 às 15 30

Espanhol Comunicação: Nível Intermediário – TURMA A

Ensino de oralidade em Língua Espanhola através da prática de conversação em nível intermediário. A referida prática dar-se-á por meio de atividades orais que envolvam temas de interesse.

Carla Falcão

 

Carla Falcão

Pau dos Ferros/CAMEAM

5ª feiras – 20h30min às 22h

Espanhol Conversação: Nível Intermediário – TURMA B

IDEM

Glauber Moreira

Nildaécio

Lindomar

Pau dos Ferros/CAMEAM

Espanhol para Crianças

Estudos das estruturas linguísticas básicas da língua espanhola através de atividades que envolvam as quatro habilidades linguísticas.

Glauber Moreira

 

Elvis Alves

Serrinha dos Pintos

Domingo 8 às 11 h

Língua Espanhola I – TURMA B

IDEM

Glauber Moreira

Márcia Silvaneide Leite

A definir

Língua Espanhola I – TURMA C

IDEM

Sheila Maria

Maria Renata dos Santos

Água Nova

Fundamentos de Língua Espanhola – TURMA C

IDEM

Sheila Maria

Elaine Carla da Costa

José da Penha

Fundamentos de Língua Espanhola – TURMA D

IDEM

Sheila Maria

Cristina Rodrigues

Pau dos Ferros

A COMBINAR

Fundamentos de Língua Espanhola – TURMA E

IDEM

Sheila Maria

Aila Maria

Encanto

 

 

1.2 NA ÁREA DE LÍNGUA E LITERATURAS INGLESA

CURSO

EMENTA

TUTOR

MONITOR

LOCAL

Inglês Instrumental – TURMA A

Estudos para o desenvolvimento da habilidade de leitura e compreensão de textos em língua inglesa.

Marcos Nonato

George Amaral de Oliveira

Frutuoso Gomes

Sábado

Inglês para Crianças – TURMA A

Estudo de estruturas e vocabulário elementares da língua inglesa, por meio de atividades envolvendo as quatro habilidades lingüísticas básicas, com foco principal na oralidade e na audição.

Marcos Nonato

Kalina Karla Costa Queiroz

Martins

Sábado

Fundamentos de Lg Inglesa – TURMA A

Estudos das estruturas e do vocabulário elementares da Língua Inglesa através de atividades envolvendo as quatro habilidades lingüísticas básicas. Leitura intensiva e extensiva.

Nilson Barros

Rosamilton

 

Riacho de Santana

Fundamentos de Lg Inglesa – TURMA B

IDEM

Nilson Barros

Lyon

Marcelino Vieira

Lg Inglesa I

Aprofundamento de estudos das estruturas e do vocabulário elementares da língua inglesa. Audição, conversação, leitura e produção textual.

Nilson Barros

Raquel Sales Duarte

Lucrécia

Inglês para Crianças – TURMA C

IDEM

Nilson Barros

Fernando Júnior

Pau dos Ferros

 

Inglês para Crianças – TURMA C

IDEM

Marcos Nonato

Raquel Sales Duarte

Lucrécia

Inglês para Crianças – TURMA D

IDEM

Marcos Nonato

Francisco Elton Duarte Leite

 Lucrécia

 

1.3 NA ÁREA DE LÍNGUA FRANCESA

CURSO

EMENTA

TUTOR

MONITOR

LOCAL

Língua e Cultura Francesa

Expressar-se em francês em situações comunicativas. Fixar estruturas gramaticais e lexicais elementares. Praticar exercícios de fonética e de expressão. Perceber usos do francês em contextos interculturais diversos.

Sebastião Cardoso

Sebastião Cardoso

Pau dos Ferros

Quarta e Sexta16h às 17h30 min

 

1.4 NA ÁREA DE LÍNGUA E LITERATURAS PORTUGUESA

CURSO

EMENTA

TUTOR

MONITOR

LOCAL

Literatura Brasileira e Cinema

Relações entre a teoria fílmica e a teoria literária. Adaptação: do texto para as telas. Elementos de composição narrativa. O espaço. Os personagens. O foco narrativo. Realismo e Imaginação. Violência, Moral e Ética. Alguns filmes e textos: O Contador de Histórias, O Pequeno Príncipe, Alice no País das Maravilhas, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Mutum etc, alguns curtas e documentários.

Wellington Medeiros

Catiana Francelino de Queiroz e Susicleide Fernandes Sabino

Serrinha dos Pintos

Sábado

Literatura Brasileira e Música Popular Brasileira

Relações entre a teoria literária e a canção. O Ritmo: o poema, a poesia e a canção. A Música Popular Brasileira: sua história, principais nomes e músicas. A canção e suas características: românticas, de protesto, o samba, a bossa nova, a jovem guarda, o tropicalismo e o “pop”. Estudo de algumas canções e sua “performance” literária: de Carmem Miranda a Adriana Calcanhoto (alguns nomes femininos), de Vicente Celestino a Chico César (o mundo masculino e seus valores).

Wellington Medeiros

Tamise Melise Andrade Lopes

Paraná

Sábado

 

 

 

 

 

 

 

Produção Textual I – TURMA A

Noções de Texto e de Textualidade. As qualidades e os defeitos de um texto. O parágrafo. Coerência. Coesão.

Cezinaldo Bessa

Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento

Marcelino Vieira

Produção Textual I – TURMA C

IDEM

Eliza Freitas

Michel Cristiano

Pau dos Ferros/CAMEAM

Sexta, das 14h 17h

Produção Textual II

O texto acadêmico: resumo, resenha, artigo científico. Modos de estruturação. Semelhanças e diferenças.

Crígina Cibele

Maria das Graças Pereira

Tenente Ananias

Produção Textual IV

Os gêneros digitais. Operacionalização e Funcionalidade.

Eliza Freitas

Flávia Rodrigues de Melo

Alexandria

Literatura e Vestibular – TURMA A

Estudo crítico das obras literárias do vestibular da UERN, investigando, além dos aspectos estéticos, as relações históricas, filosóficas, sociais e culturais manifestadas nesses textos.

Roniê Rodrigues

Glênio Arthur de Souza Bessa

Taboleiro Grande

Sábado

 

  

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support