MAIS 74 INSTITUIÇÕES PASSAM A TER ACESSO À BASE DE DADOS DO PORTAL DE PERIÓDICOS

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ampliou nesta quarta-feira, 18, o acesso gratuito, por meio do Portal de Periódicos, às bases de dados Scopus e Science Direct para mais 74 instituições de ensino superior, públicas e privadas.

Com a ampliação, a Capes pretende estender o acesso a essas bases a todas as instituições participantes do Portal de Periódicos. As duas plataformas trazem informações de grande relevância para a comunidade científica internacional.

Na solenidade de ampliação, em Brasília, o ministro da Educação, Fernando Haddad, reafirmou a importância da Capes na formação de mestre e doutores e destacou a nova missão da coordenação na formação de professores para educação básica. "É possível combinar políticas, articular políticas, organizar políticas sem que para isso tenhamos que olhar para um lado e virar as costas para o outro porque não há recursos disponíveis", disse o ministro.

Já o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, definiu a ampliação do acesso como um ato simples, mas com um significado extraordinário. "Esse ato representa para todas essas instituições a possibilidade de oferecer aos estudantes, técnicos, funcionários e professores o acesso a esse acervo considerável", afirmou.

Guimarães disse que a editora holandesa Elsevier, primeira a aceitar a expansão do acesso, apostou no futuro do crescimento da ciência, da tecnologia e da educação de qualidade no Brasil.

Acesso – Ao todo foram convidadas 101 instituições, das quais 74 passaram nos critérios de análise de mérito para receber o acesso. Dessas, 51 são particulares, 13 são estaduais e municipais e dez são fundações de amparo à pesquisa (FAPs). Segundo o presidente da Capes, essa foi apenas a primeira etapa de seleção, haverá ainda uma segunda etapa. (ACS/ Capes)